Falha em trem prejudica operação da Linha 8 que só deve ser normalizada no sábado

Curto-circuito em pantógrafo causa lentidão entre Barueri e Itapevi
A ViaMobilidade informou que a Linha 8-Diamante opera com maiores intervalos entre Barueri e Itapevi nesta sexta-feira (4), após uma falha em um pantógrafo de trem na região de Engenheiro Cardoso. O incidente, ocorrido por volta das 12h50, causou um curto-circuito na rede aérea e danificou um dos postes de sustentação da linha.
Passageiros foram desembarcados com segurança
Apesar do transtorno, não houve risco à segurança dos passageiros, que foram desembarcados com o apoio das equipes da concessionária e conduzidos até a plataforma da estação. Avisos sonoros estão sendo emitidos para orientar os usuários.
As equipes de manutenção já trabalham na substituição do poste e no reparo da rede aérea. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido no início da operação de sábado (5).
Looping garante menor intervalo em parte da linha
Para reduzir os impactos no horário de pico da tarde, a ViaMobilidade implementou um looping entre Palmeiras-Barra Funda e Barueri, com intervalos médios de 6 minutos nesse trecho. Já entre Barueri e Itapevi, os trens circulam a cada 12 minutos.
Essa estratégia só foi possível graças à recente ativação do sistema “Y” operacional na estação Palmeiras-Barra Funda, iniciado nesta quarta-feira (2).
Novo “Y” melhora agilidade em emergências
O sistema “Y” é composto por um trilho extra e aparelhos de mudança de via, permitindo que trens sejam reposicionados rapidamente para reforçar a operação em momentos críticos ou de alta demanda.
Uma das vantagens do sistema é permitir a realização de loopings internos, em que o trem retorna antecipadamente para uma estação estratégica, sem precisar completar todo o trajeto da linha. Isso melhora a fluidez e reduz os intervalos entre composições nos horários de pico.