A malha metroviária de São Paulo está em expansão e deve chegar a marca de 113 quilômetros de extensão nos próximos 3 anos, além de ganhar 1,2 milhão de passageiros por dia útil. Os números foram apresentados em uma reportagem da revista Valor Econômico, através de uma entrevista com o secretário adjunto de Estado dos Transportes Metropolitanos, Michael Cerqueira.

Em andamento estão as obras de expansão da Linha 4-Amarela entre as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, na 15-Prata entre Vila União e Jardim Colonial, e a 17-Ouro, onde o primeiro trecho que será entregue irá atender o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

As duas últimas linhas, seguem o padrão de operação sobre monotrilho, e neste momento apresentam problemas. Na Linha 15-Prata, o Governo do Estado terá que relicitar a obra, depois da construtura ter tido problemas. Já na Linha 17-Ouro, a fabricante dos trens Scomi, anunciou recentemente que poderia deixar o consórcio.

Malha ferroviária da CPTM

Um trecho de 4,5 quilômetros da Linha 9-Esmeralda, entre Grajaú e Varginha, passando pela futura estação Mendes-Vila Natal é esperado no plano de expansão de malha da CPTM. Atualmente a empresa opera com 130 quilômetros de trilhos dentro da cidade de São Paulo.

A extensão deve atender a cerca de 110 mil pessoas dos bairros do extremo sul da capital paulista, como por exemplo, a estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e o Conjunto Residencial Palmares.

Prometido na campanha eleitoral de 2010, para ser entregue em 2014, esse projeto também apresentou problemas e até o momento, as obras não foram concluídas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.