Estação João Dias opera com equipe 100% feminina na Linha 9-Esmeralda

Iniciativa da ViaMobilidade fortalece diversidade e liderança das mulheres
A Estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, tornou-se referência em inclusão e diversidade no setor metroferroviário ao contar com uma equipe de atendimento composta exclusivamente por mulheres. A iniciativa da ViaMobilidade reforça o compromisso com a representatividade e a ampliação do espaço feminino na mobilidade urbana.
Crescimento da presença feminina nas Linhas 8 e 9
O time da estação é formado por agentes de atendimento e segurança (AAS), líderes (AASL) e uma supervisora, todas mulheres. Entre 2022 e 2025, o número total de colaboradoras na ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 – aumentou de 126 para 210, um crescimento de 66%.
O avanço na ocupação de cargos de liderança também chama atenção: em 2022, apenas 1% das mulheres ocupavam posições de comando, número que saltou para 18% em 2025.
Inclusão que inspira outras mulheres
A ViaMobilidade acredita que, ao verem mulheres atuando com excelência nas estações, mais pessoas se sentirão inspiradas a seguir carreiras no setor de transportes.
“Nosso objetivo é dar cada vez mais visibilidade ao trabalho das colaboradoras. A Estação João Dias é um símbolo importante desse movimento”, destaca André Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.
Banco de talentos exclusivo para mulheres
Como parte do esforço para ampliar a inclusão, a ViaMobilidade está com um banco de talentos exclusivo para mulheres aberto até 31 de maio. Interessadas podem cadastrar seus currículos pelo site: Clique aqui para acessar o cadastro.