Estação Clínicas do Metrô inaugura sanitários para passageiros
A Estação Clínicas, da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, agora conta com sanitários públicos femininos, masculinos e acessíveis para pessoas com deficiência e necessidades especiais. Esse é o primeiro de um pacote de 25 estações que terão banheiros instalados até o início de 2025, como parte de um programa de melhorias nas linhas do Metrô.
Localização e acessibilidade
Os novos sanitários da Estação Clínica estão localizados na área paga, logo após as catracas, e seguem as normas de acessibilidade da NBR 9050 , com cabines adaptadas para PCDs.
Estações próximas
Além da Estação Clínica, as estações Luz , Brigadeiro , Consolação e Trianon-Masp, todas na Linha 2-Verde, também contarão com os espaços em curto prazo. Em seguida, a instalação será expandida para outras estações das linhas 1-Azul e 2-Verde, incluindo:
- Linha 1-Azul: Carandiru, Conceição, Japão-Liberdade, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Parada Inglesa, Portuguesa-Tietê, Praça da Árvore, Santa Cruz, Santana, São Judas, Saúde, Tiradentes, Tucuruvi, Vergueiro e Vila Mariana.
- Linha 2-Verde: Ana Rosa, Santos-Imigrantes, Sacomã, Sumaré e Vila Madalena.
Financiamento
As melhorias são viabilizadas por meio de contratos de exploração comercial nas estações das linhas envolvidas. Os fornecedores responsáveis assumirão a instalação dos sanitários como parte de suas obrigações contratuais.
Impacto para os passageiros
A disponibilização de sanitários nas estações atende a uma antiga demanda de passageiros e melhora significativamente o conforto e a acessibilidade nos trajetos do Metrô.