CPTM realiza leilão de sucatas com expectativa de arrecadar R$ 5,1 milhões

Serão leiloados 82 lotes com trilhos, motores, cobre e materiais diversos
Primeiro leilão de inservíveis de 2025 será realizado no dia 9 de maio
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizará o primeiro leilão de inservíveis de 2025 no próximo dia 9 de maio, com previsão de arrecadação de até R$ 5,1 milhões. A informação foi divulgada na edição de quarta-feira (16), no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Ao todo, 82 lotes de materiais sem uso pela companhia serão colocados à venda. A aquisição dos itens está aberta ao público — pessoas físicas e jurídicas podem participar do certame, cujo edital completo pode ser consultado nos sites:
O que será leiloado?
Entre os itens disponíveis, estão dormentes de madeira, trilhos, sucata de cobre, aço, ferro, bronze, além de materiais diversos como transformadores, motores, luminárias e suportes para câmeras de segurança. Há também sucata ferrosa de via permanente em grande volume, o que atrai empresas especializadas em reciclagem e reaproveitamento industrial.
Receita extra e benefícios ambientais
De acordo com a CPTM, os leilões são coordenados pela Gerência de Logística e pelo Departamento de Almoxarifados, e representam uma importante fonte de receita não tarifária para a companhia — ou seja, sem impacto direto nas tarifas pagas pelos usuários.
“Os benefícios vão além da receita. Os leilões promovem reutilização e reciclagem de materiais, reduzindo a emissão de CO₂ e economizando recursos naturais”, destacou Michael Cerqueira, presidente da CPTM.
Além de gerar receita, a iniciativa colabora com a gestão sustentável dos materiais da companhia, promovendo o descarte responsável e ampliando o ciclo de vida de recursos industriais.