CPTM inicia testes para extensão da Linha 11-Coral até Palmeiras-Barra Funda neste domingo (15)
A partir deste domingo, 15 de dezembro, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) dará início aos testes operacionais para estender o trajeto da Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Atualmente, a estação atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além da Linha 3-Vermelha do Metrô e o Serviço Expresso Aeroporto.
Os testes serão realizados aos domingos, das 10h às 15h, durante aproximadamente nove meses, com o objetivo de garantir segurança e eficiência para os passageiros. Durante os outros dias e horários, a Linha 11-Coral continuará a operar normalmente entre as estações Luz e Estudantes.
A CPTM optou por concentrar os testes em um período reduzido para evitar impactos na operação da Linha 11-Coral, que é a mais movimentada da companhia e apresenta os menores intervalos entre trens, superiores até aos de muitos metrôs brasileiros.
Os testes incluem a avaliação de itens como rede aérea, sinalização, via permanente e adequação das plataformas. “O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem nenhuma pendência e sempre priorizando a segurança total do nosso passageiro”, destacou Paulo Mota, gerente de circulação da CPTM.
A nova extensão permitirá uma conexão direta entre as estações do centro da capital paulista — Palmeiras-Barra Funda, Luz e Brás — promovendo maior integração entre os modais de transporte. Atualmente, essa ligação já é possível por meio da Linha 7-Rubi.
O presidente da CPTM, Michael Cerqueira, reforçou o compromisso da companhia: “Com o início dos testes em 15/12 confirmamos o comprometimento da CPTM em promover um serviço cada vez mais de excelência aos nossos passageiros, melhorando a mobilidade e a transferência entre modais, o que facilita a vida e a rotina de quem utiliza diariamente os nossos trens.”