março 3, 2024

O CPAP é um dos equipamentos mais utilizados para tratar da apneia obstrutiva do sono, afinal, sua função é fazer com que o ar chegue até os pulmões dos pacientes com mais facilidade, garantindo assim noites de sono mais tranquilas.

Dito isso, hoje falaremos a respeito do CPAP e como ele pode ser fundamental no tratamento da sua apneia do sono. 

O que é o CPAP e como ele pode ser útil no tratamento da apneia?

O nome CPAP vem do inglês Continuous Positive Airway Pressure, que em tradução livre significa Pressão Contínua Positiva nas Vias Aéreas.   

Ou seja, o CPAP é um aparelho parecido com uma máscara de oxigênio que, ao ser acoplado no nariz do enfermo, começa a empurrar ar para o seu pulmão, permitindo que a respiração se mantenha no seu fluxo natural. 

Isso faz com que as vias respiratórias permaneçam sempre desobstruídas, consequentemente melhorando a qualidade do sono do paciente. Além disso, esse método ainda reduz sintomas de cansaço, dores de cabeça e problemas de concentração 

O CPAP faz barulho? 

Um dos maiores receios das pessoas ao aderir a esse aparelho, está relacionado ao suposto barulho que ele produz ao ser utilizado. Em suma, o CPAP não gera nenhum tipo de ruído quando ligado, podendo o paciente ficar despreocupado com relação a isso.  

Entretanto, caso você note algum barulho, pegue a nota fiscal do produto e, se ainda estiver na garantia, solicite a troca imediatamente.

5 vantagens do CPAP para a sua saúde  

Você já viu como o CPAP pode ser um grande aliado no cuidado e tratamento da apneia do sono. Agora, confira 5 dos principais benefícios que ele pode trazer para a sua vida: 

Deixe de roncar

Como se sabe, um dos principais sintomas da apneia obstrutiva do sono é justamente o ronco.

Isso acontece devido os músculos da língua e da garganta ficarem relaxados durante o sono, obstruindo a passagem de ar pela traqueia e impedindo que o oxigênio chegue até o pulmão. 

Diante desse cenário, é comum que o paciente desperte diversas vezes durante a noite e passe a roncar com mais frequência. 

Através da máscara do CPAP, você consegue respirar normalmente sem que as suas vias aéreas fiquem bloqueadas, reduzindo drasticamente a incidência do ronco e, consequentemente, melhorando a qualidade do sono. 

Melhora qualidade de vida

Quando suas vias respiratórias estão obstruídas e você não consegue dormir direito à noite, é normal que seu corpo comece a demonstrar sinais de fraqueza e de fadiga no dia seguinte. 

Logo, o uso do CPAP faz com que você não fique acordando diversas vezes de madrugada e consiga ter uma noite de sono completa.

Sistema imunológico 

Em suma, dormir de maneira seccionada faz com que seu organismo não consiga produzir a quantidade necessária de anticorpos, deixando seu corpo mais suscetível a doenças como gripes e resfriados.

Com o CPAP você vai conseguir dormir tranquilamente e sem que haja interferências, garantindo que seu sistema imunológico permaneça fortalecido.

Previna-se contra o câncer

Não dormir bem pode inibir a produção de hormônios que impedem o surgimento de células cancerígenas, como por exemplo a melatonina. 

Fora isso, o baixo nível de oxigênio no sangue pode trazer diversas complicações para o corpo, indo desde tumores a dores musculares. 

Em outras palavras, ao se permitir dormir adequadamente, respeitando todas as fases do sono, seu corpo realiza a oxigenação sanguínea da forma correta e evita o surgimento de problemas de ordem oncológica.

Por fim, caso tenha se interessado pelo equipamento e queira usufruir de todos os seus benefícios, saiba que o cpap aluguel pode ser uma ótima opção para você que está tratando da sua apneia. 

Nesse sentido, a Physical Care oferece condições especiais no aluguel de CPAP, BIPAP, umidificadores, concentradores de oxigênio e muitos outros produtos.

Dito isso, visite agora mesmo o site da Physical Care e encontre o aparelho ideal para você!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *