Consórcio é selecionado para estudos da futura Linha 20-Rosa do Metrô

Contrato prevê mapeamento e levantamentos para viabilizar o projeto
Governo estuda concessão junto com a Linha 1-Azul
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou a contratação do Consórcio Planal Tec-M3 para realizar serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura na futura Linha 20-Rosa.
O contrato prevê o mapeamento e cadastramento das redes de utilidades públicas, além do levantamento planialtimétrico cadastral do sistema viário e alinhamento predial das áreas destinadas aos pátios de estacionamento e manutenção de trens.
Consórcio vencedor e atuação no projeto
O consórcio selecionado é formado pelas empresas Planal Tecnologia, Serviços e Engenharia Ltda. e Metro Cúbico Engenharia Ltda., que atuarão nos três lotes do projeto. Após a análise das propostas e da documentação, o grupo foi classificado e aprovado oficialmente pelo Metrô.
A Linha 20-Rosa deve contar com dois pátios, um em Santo André e outro na região de Santa Marina.
Próximos passos e possível concessão
Atualmente, o Metrô está contratando o projeto básico da linha, enquanto o Governo do Estado realiza estudos para sua futura concessão, que devem ser concluídos ainda este ano.
Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos, a publicação do edital, o leilão e a assinatura do contrato podem ocorrer em 2026. Há também a possibilidade de conceder a Linha 20-Rosa em conjunto com a Linha 1-Azul, proposta que ainda está em discussão.
A nova linha é considerada fundamental para melhorar a mobilidade entre a região do ABC e a cidade de São Paulo, desafogando o trânsito e integrando o transporte sobre trilhos.