Concessão do Lote Alto Tietê promete trens a cada 3 minutos na Linha 11

Projeto inclui novas estações, redução de intervalos e melhorias na CPTM
A concessão do Lote Alto Tietê, que engloba as Linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), prevê uma série de melhorias no transporte ferroviário. Entre elas, está a redução do intervalo dos trens para três minutos no trecho entre Suzano e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 11-Coral.
Segundo o Governo de São Paulo, o tempo de espera também será reduzido de seis minutos no trecho entre Suzano e Cezar de Souza. Hoje, o intervalo médio entre Luz e Guaianases é de 3,5 minutos, enquanto entre Guaianases e Estudantes (Mogi das Cruzes) é de sete minutos.
Além da modernização da operação, o projeto prevê a construção de oito novas estações de trem, duas de metrô e a reforma de 24 estações da CPTM.
Redução de intervalos nas Linhas 12 e 13
A Linha 12-Safira terá uma diminuição significativa nos intervalos, passando de cinco minutos para três minutos e 15 segundos. No trecho entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana, o tempo cairá de 10 para 6,5 minutos.
Já na Linha 13-Jade, o intervalo será reduzido de 15 para 10 minutos. Além disso, o ramal será expandido em ambos os sentidos, ligando Gabriela Mistral a Bonsucesso.
Com essas mudanças, as três linhas devem transportar cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040. O leilão para a concessão está marcado para o dia 28 de março.
Melhorias no Expresso Aeroporto
Outra novidade é a otimização do Expresso Aeroporto, que passará a ter viagens a cada 30 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Aeroporto-Guarulhos no horário de vale. No horário de pico, os intervalos serão de uma hora.
O serviço também ganhará uma nova parada na futura estação Gabriela Mistral, que fará conexão com as Linhas 2-Verde do Metrô e 12-Safira da CPTM.