dezembro 1, 2022

Para as mulheres que estão querendo engravidar, o ideal é conhecer o seu período fértil para aumentar as chances de realizar o sonho de ser mãe.

O período fértil nada mais é que o intervalo de dias em que a mulher tem maior chance de engravidar. Ele acontece todos os meses e se inicia 5 dias antes do dia da ovulação, sendo que esse período de ovulação é calculado quando a mulher tem um ciclo regular, sendo que este dia fértil e os 5 dias anteriores são o melhor momento para engravidar.

A maior probabilidade de engravidar no período fértil pode ser ainda mais efetiva quando o casal tem relações sexuais imediatamente antes da ovulação, ou seja, um a dois dias antes de ovular. Isso porque os espermatozoides são extremamente resistentes e podem sobreviver até vários dias no sistema reprodutivo feminino sem que ocorra fecundação.

Contudo, o ovócito tem uma janela de possível fecundação de pouco mais de 12 horas, o que significa que após a ovulação é preciso esse período para que o espermatozoide fecunde o óvulo.

COMO CALCULAR E QUANTOS DIAS DURAM O PERÍODO FÉRTIL?

Para conseguir engravidar no período fértil, é imprescindível saber calcular essa fase para aumentar as chances de uma possível gestação.

A fase em que a mulher está com o ciclo mais regulado é a fase lútea, ou a segunda fase. Desta forma, a ovulação irá ocorrer aproximadamente 14 dias antes da menstruação. Em mulheres onde o ciclo é de 28 dias será no meio desse período, ou no 14° dia.

No entanto, nas mulheres que possuem o ciclo de 25 dias a ovulação ocorrerá por volta do 11° dia, enquanto uma mulher com ciclos de 35 dias terá o seu período fértil no 21° dia do ciclo.

Tendo uma data para ovulação mais assertiva é possível identificar quais serão os melhores momentos para ter relações sexuais e assim conseguir engravidar no período fértil.

O período fértil em uma mulher pode durar 6 dias, sendo o dia da ovulação e os 5 dias anteriores, constituindo quase uma semana fértil em cada ciclo menstrual. Durante essa fase, a probabilidade aumenta bastante e fica muito mais fácil de engravidar no período fértil.

Vale ressaltar que é possível não engravidar no período fértil, mesmo que a data da ovulação não se altere muito.

COMO SABER SE ESTOU NO PERÍODO FÉRTIL?

Além do cálculo feito para encontrar o dia fértil, é possível notar alguns sintomas durante essa fase, facilitando para a mulher engravidar no período fértil. Dentre os principais sintomas podemos destacar:

Secreção vaginal transparente

Um dos primeiros sinais de que está ocorrendo a ovulação e o período fértil está chegando é o surgimento da secreção vaginal, bastante semelhante à clara de ovo crua. Isso ocorre, pois acontece a liberação de um hormônio chamado estradiol, que aumenta a produção de líquido, como se fosse um mecanismo lubrificante que auxilia a entrada dos espermatozoides no canal vaginal.

Ficando de olho nesse sinal será possível engravidar no período fértil de forma mais fácil.

Aumento das espinhas

O aparecimento das espinhas também é um sinal bastante comum de que a mulher está entrando no período fértil. Isso porque nessa fase a pele fica muito mais oleosa, favorecendo o surgimento de pequenos cravos e espinhas na região do rosto, mesmo após o período da adolescência.

Aumento da temperatura corporal

Para quem está querendo engravidar no período fértil, outro sintoma que pode surgir e avisar que essa fase está se aproximando é o aumento da temperatura corporal. E isso acontece devido aos esforços realizados pelo organismo para se preparar para a fecundação.

Nesse período, os folículos liberam óvulos, que aumentam a quantidade do hormônio chamado progesterona, que é responsável pelo aumento da temperatura em até 0,8°C.

Irritação e instabilidade emocional

Outro sinal importante que deve ser percebido pela mulher e que facilitará ela engravidar no período fértil é a variação do humor que acontece nessa fase, que ocorre devido às alterações hormonais do organismo.

Para as mulheres que estão querendo engravidar no período fértil e têm dificuldade de calculá-lo ou não consegue identificar os sintomas citados, podem recorrer aos testes de ovulação encontrados na farmácia ou até mesmo pedir a ajuda de um profissional para que ele ajude a entender ambos os métodos. Dependendo do caso, um tratamento de reprodução humana assistida pode ser recomendado.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *