dezembro 1, 2022

A quinta geração de internet móvel — Tecnologia 5G se apresenta como uma grande evolução, isso por sua velocidade que impressiona além das interconexões que permite. Mas como se dará o funcionamento da tecnologia 5G no Brasil?

Nesse artigo vou te apresentar como será a aplicação da tecnologia 5G no Brasil, apresentando pontos de suma importância para entender o futuro e perspectivas dessa inovação em nosso país.

Qual é a situação atual do 5G no Brasil?

A tecnologia 5G no Brasil ainda anda em passos lentos. Diferente de outros países, como os EUA, Hong Kong e Arábia Saudita, que o 5G já é muito popular, no Brasil a situação é outra. Espera-se que essa conexão chegue em terras brasileiras no ano de 2022,  segundo a operadora Claro.

A princípio, o 5G chegará nos principais centros urbanos do país, como nas grandes capitais dos estados, com expectativa de expansão futura para o interior do país, da mesma forma que ocorreu com a tecnologia 4G.

Contudo, esse será somente o início do processo de chegada da tecnologia 5G no Brasil. Isso se dá, pois, primeiro o Brasil deverá ter toda uma infraestrutura compatível com essa novidade. Somente com isso, poderá iniciar a ampla aplicação em território nacional. Assim sendo, prevê-se que a cobertura no Brasil inteiro seja terminada em 2029.

Porque a tecnologia 5G será importante no Brasil?

Sem sombras de dúvidas, a conexão 5G é uma grande evolução comparada à conexão 4G. A evolução vai muito além que um simples aumento de velocidade.

A propósito, a velocidade da tecnologia 5G é 100 vezes maior que a do 4G, apontando uma marca impressionante de evolução.

Ao mesmo tempo, essa tecnologia apresenta uma nova visão no que diz respeito a IoT (internet das coisas). Isso porque ela permite a formação de um ecossistema de redes de comunicação entre inúmeros dispositivos conectados de forma simultânea.

Como sabemos, a IoT (internet das coisas) é uma área promissora, fruto da chamada indústria 4,0 que hoje separa as nações promissoras, de maneira econômica e tecnológica.

Assim, é muito importante que o Brasil receba o 5G quanto antes. Com isso, ele estará pronto para competir com outras nações nesse ramo de indústria.

Funcionamento da tecnologia 5G no Brasil

Inicialmente, a cobertura 5G ficará restrita às capitais brasileiras. No entanto, isso não significa que todas as áreas das capitais terão a rede.

Isso se dará a partir da instalação das antenas (estações de rádio base) nessas cidades. No início não seriam instaladas em grandes quantidades, por isso só terão acesso à rede 5G pequenas áreas desses centros urbanos.

Ademais, com o progresso dessas instalações iniciais, se dará o início das ampliações da conexão em outras partes das capitais, além do desenvolvimento nas outras cidades do Brasil, principalmente no interior.

Além disso, o usuário deverá se certificar de que seu aparelho móvel possui capacidade para a rede 5G.

Para isso, existe a ANATEL — Agência Nacional de Telecomunicações. A agência possui uma relação de aparelhos homologados com 5G. Dessa forma, o usuário interessado na tecnologia pode verificar se seu aparelho é compatível.

Caso o aparelho não seja compatível, o indivíduo pode adquirir um sem muitas complicações, uma vez que uma ampla gama de celulares com essa tecnologia vem sendo lançados no Brasil atualmente.

Infelizmente, os aparelhos que têm tal recurso hoje em dia possui um preço mais elevado, em geral. Isso se dá, de maneira principal, por ser uma novidade e pelos custos relacionados à própria tecnologia.

Perspectivas para o futuro da tecnologia 5G no Brasil

É inegável que o Brasil está ainda muito atrás na instauração da tecnologia 5G. Esse atraso é mais visível quando comparado com os chamados países de primeiro mundo.

No entanto, o que tudo indica é que o Brasil será o primeiro país da América Latina a ter acesso a essa conexão. Isso então é um grande diferencial do Brasil frente aos outros países latino-americanos.

Então, espera-se que a partir do início da aplicação dessa rede em nosso país, o Brasil tenha mais força para lutar no meio global de tecnologia móvel.

Além disso, é claro, temos todas as outras novidades esperadas com a revolução industrial 4,0 que está marcando a primeira metade deste século.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *