Olá! Eu começo a trazer hoje pra vocês leitores do Rede Noticiando as informações da Copa América 2019 que será realizada em nosso País a partir do dia 14 de junho, a nossa última cobertura de grandes competições esportivas foi no ano passado com a Copa do Mundo 2018 na Rússia.

E pra começar hoje vou informar como foi o jogo amistoso do Brasil contra o Catar, que foi realizado no Estádio Nacional de Brasília (Estádio Manuel Garrincha), na cidade de Brasília, no chamado “esquenta” dos jogadores para a Copa América.

Um dia antes da partida, na terça-feira, dia 4 de junho, a seleção brasileira chegou em Brasília e foi ovacionada na chegada ao Aeroporto de Brasília, por cerca de 300 torcedores.

Gabriel Jesus no aeroporto
Chegada da Seleção em Brasília para o amistoso contra o Catar (Foto: Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol)

E na manhã desta quarta-feira, eu estava escutando na Rádio Gaúcha, que cerca de 100 torcedores estiveram na porta do hotel onde a seleção brasileira se hospedou manifestando apoio ao Neymar, acusado de estupro contra uma mulher em Paris, na França, no mês passado.

O Brasil teve dois desfalques na partida de hoje, não jogaram o goleiro Alisson Becker e Roberto Firmino, ainda não deu tempo de ambos se apresentarem a seleção brasileira, pois jogaram no último sábado, dia 1º de junho, a final da Champions League, na cidade de Madrid.

Eles devem se juntar ao restante do time nesta quinta-feira, quando a seleção brasileira segue para Porto Alegre, para jogar o próximo amistoso contra Honduras no domingo, dia 9 de junho, no Estádio Beira Rio.

Além disso, durante o dia o lateral-direito Fagner não participou dos treinos coletivos, pois sentiu dores na coxa esquerda e está fazendo trabalhos de fisioterapia pra se recuperar e será reavaliado posteriormente pela equipe médica, portanto, ele não jogou.

O Brasil entrou em campo no Estádio Nacional de Brasília, escalado pelo técnico Tite, com Éderson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Filipe Luís, Casemiro, Arthur, Philippe Coutinho, Richarlison, Neymar e Gabriel Jesus.

A seleção do Catar entrou em campo, escalada pelo técnico Félix Sánchez, com Saad Al Sheeb, Pedro Correia, Salem Al-Hajiri, Boualem Khoukhi, Tareq Salman, Abdulkarim Hassam, Assim Madebo, Abdulaziz Hatim, Hassan Al-Haydos, Akram Afif e Almoez Ali.

Brasil e Catar
Foto: Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol

Primeiro tempo

Foi notável que o gramado do Estádio Nacional de Brasília estava muito a desejar, um estádio que custou muito caro para a Copa do Mundo de 2014. Antes dos 20 minutos, Neymar saiu de campo com dores, com uma proteção de gelo na altura do tornozelo, saiu apoiado do gramado, chorando de dor por causa da lesão forte.

A CBF (Confedereção Brasileira de Futebol) emitiu nota dizendo que Neymar teve um entorse no tornozelo direito, após ser examinado pelo médico da seleção. No lugar de Neymar entrou Everton, atacante do Grêmio.

Após a saída de Neymar, Richarlison marcou o primeiro gol do Brasil aos 21 minutos, um gol de cabeça vindo de um cruzamento do Daniel Alves.

Gol de Richarlison
Foto: Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol

Dois minutos depois, aos 23 minutos, Gabriel Jesus marcou o segundo gol do Brasil, vindo de uma jogada do Richarlison.

Gabriel Jesus
Foto: Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol

Aos 38 minutos, o juiz marcou um penâlti para o Brasil, porém ele solicitou auxílio do “VAR” (recurso de vídeo), ele analisou a jogada no vídeo e acabou por concluir aos 42 minutos que não houve o penâlti e seguiu a partida.

No momento em que Neymar esteve em campo ele foi o Neymar de sempre, com os dribles que sabe fazer, ele sofreu uma falta violenta que pode ter sido o motivo para ter saído com a lesão no tornozelo.

Everton, atacante do Grêmio, que entrou no lugar do Neymar não se encontrou no jogo. O Brasil aplicou marcação alta no adversário, provavelmente deverá usar essa mesma marcação em seus adversários na Copa América.

O grande destaque do primeiro tempo foi Richarlison que jogou com boa intensidade. Quanto ao Catar, foi um time muito fraco, não jogou praticamente nada.

Segundo tempo

O segundo tempo da partida não teve mais gols, Tite fez algumas substituições e a seleção do Catar não criou boas chances de gols. Por falar no Catar, aos 50 minutos, Boualem Khoukhi bateu um penâlti a favor da seleção asiática, porém a bola bateu no travessão. O jogo terminou com o Brasil vencendo o Catar por 2 a 0.

Além do Catar, a seleção do Japão, também é a outra convidada para jogar na Copa América.

Informações extras

Compareceram ao Estádio Nacional de Brasília, 34.204 torcedores para assistir Brasil e Catar. Daniel Alves foi o capitão da seleção brasileira, a bracedeira de capitão antes era de Neymar.

No período da manhã, Cássio, goleiro do Corinthians, se apresentou a seleção brasileira e na partida ficou no banco de reservas, ontem o seu time, o Corinthians, perdeu para o Flamengo por 1 a 0 no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, sendo eliminado da Copa do Brasil.

A seleção brasileira ainda não está totalmente completa, ainda faltam alguns jogadores se apresentar, como Alisson Becker e Roberto Firmino que citei no começo do post.

Durante o segundo tempo surgiu a informação que Neymar saiu de muletas do estádio, e na madrugada desta quinta-feira, dia 6 de junho, a Confedereção Brasileira de Futebol, comunicou oficialmente que Neymar está fora da Copa América.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

“Após sofrer uma entorse no tornozelo direito durante o jogo da última quarta-feira, contra o Catar, Neymar foi avaliado e submetido a exames complementares de imagem que confirmaram a ruptura ligamentar no tornozelo.

Devido a gravidade da lesão, Neymar não terá condições físicas e tempo de recuperação suficiente para participar da Copa América Brasil 2019.

A partir desta quinta-feira, a comissão técnica da Seleção Brasileira iniciará a definição de um substituto.”

Agora não se sabe se Neymar deverá prestar depoimento para a Polícia nesta quinta-feira em São Paulo, no caso em que é acusado de estupro, já que sofreu lesão no tornozelo, estava programado de após ele prestar depoimento, viajar para Porto Alegre pra se integrar aos demais jogadores.

O próximo jogo amistoso do Brasil conforme disse acima no post será em Porto Alegre no próximo domingo, dia 9 de junho, contra a seleção de Honduras. E a estreia do Brasil na Copa América, será na sexta-feira, dia 14 de junho, contra a Bolívia, pelo grupo A, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A seleção brasileira busca seu nono título na competição.

Outros amistosos

Mais quatro amistosos foram realizados nesta quarta-feira, dia 5 de junho, com algumas das seleções que irão participar da Copa América:

– Em Toyota, no Japão, o Japão empatou em 0 a 0 com Trinidad e Tobago.
– Em Ciudad del Este, no Paraguai, o Paraguai empatou em 1 a 1 com Honduras.
– Em Lima, no Peru, o Peru venceu a Costa Rica por 1 a 0.
– Em Atlanta, nos Estados Unidos, o México venceu a Venezuela por 3 a 1.

Catar

O Catar sediará o Mundial Interclubes neste ano de 2019 e em 2020, nos preparativos para a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no País. Em 2022, a Copa do Mundo no Catar será realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Em 1º de fevereiro deste ano, a seleção do Catar sagrou-se campeã da Copa da Ásia 2019 pela primeira vez na história após vencer o Japão por 3 a 1.

No próximo domingo, dia 9 de junho, o Catar fará um jogo-treino contra o Madureira, no Portobello Resort, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, continuando os seus preparativos para a Copa América.

Considerações finais

Nos próximos dias eu irei acompanhar as principais notícias da seleção brasileira, incluindo o jogo do próximo domingo contra Honduras, em Porto Alegre e irei atualizar todas as informações aqui no site. Até mais! 🙂

Eduardo Paulino

Sou formado em administração de empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.