A partir deste sábado, dia 1° de dezembro, a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será parcialmente fechada, devido a realização de obras no viaduto da Marginal Pinheiros.
Serão instalados seis macacos hidráulicos no viaduto, a ação será realizada para começar a erguer a estrutura.
O anúncio foi feito pela Prefeitura de São Paulo, na manhã desta terça-feira, dia 27 de novembro, e segundo a administração, o processo é lento e pode levar ao menos 10 dias a partir dos testes de sábado.
O Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) será acionado para atender os passageiros que irão utilizar as estações da CPTM. Inicialmente, está confirmado a interdição no período da manhã.
O viaduto cedeu no dia 15 de novembro, e o trabalho da prefeitura até o momento consistiu em dar apoio à estrutura para evitar que ela cedesse mais, informou o prefeito Bruno Covas.
Até então, foi instalada uma viga artificial, chamada pilar de alívio, no lugar do pilar rompido. A estrutura de ferro na cor azul tem como objetivo evitar que o viaduto continuasse a ceder.
A viga está carregando de 200 das 550 toneladas de peso da fração do viaduto, segundo o prefeito da cidade.
O próximo passo, que é a instalação dos macacos hidráulicos, tem como objetivo devolver o viaduto à posição original, que é dois metros acima de onde está no momento.
“A gente em breve vai poder ter certeza de qual hipótese é a verdadeira em relação ao que aconteceu e qual vai ser a obra de engenharia necessária para recuperar o viaduto”, disse Bruno Covas.
Quando o alteamento do viaduto iniciar, os técnicos estarão atentos ao atrito no degrau criado entre a parte que está em pé do viaduto e o segmento que caiu, segundo a Prefeitura.
Os técnicos querem se certificar de que, quando a estrutura comece a se mover, não raspe na estrutura em que está encostada, criando mais danos. Conforme o macaco começar a subir, as dez estacas que a Prefeitura instalou ao longo das duas últimas semanas têm de ser reguladas, para continuar sustentando a estrutura do viaduto, segundo Covas.
Vale destacar que atualmente, os trens da Linha 9-Esmeralda circulam com maiores intervalos e velocidade reduzida, cerca de 10 km/h, entre as estações Vila Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.