Neste mês de outubro, a Linha 856R/10 Lapa – Socorro completa 40 anos de operação. A linha ganhou destaque nas redes sociais, após a criação de um evento de despedida no Facebook chamado ”Adeus, 856R – Busão da Balada”.
Popularmente apelidada de ”Transiberiana”, a linha chegou a ter seu fim sondado, já que a proposta apresentada pelo então prefeito João Doria, na licitação dos transportes sobre ônibus da capital paulista, poderia reduzir em 149 o número de linhas. O edital foi barrado pelo Tribunal de Contas do Município na época.
Dados da SPTrans mostram que a Linha 856R/10 Lapa – Socorro transporta em média 22.800 passageiros por dia útil e opera com 32 veículos da Viação Gato Preto. No sentido Lapa – Socorro, os ônibus percorrem 25.884 metros. Já no sentido contrário são 26.369 metros.
Segundo dados do site da SPTrans, o tempo de viagem estimado nos dias úteis, no sentido Lapa – Socorro é de, em média, 135 minutos. Aos finais de semana ele cai drasticamente para 94 minutos aos sábados e 82 minutos aos domingos e feriados. No sentido Socorro – Lapa os tempos são maiores: 149 minutos nos dias úteis, 101 minutos aos sábados e 89 minutos aos domingos e feriados.
Por enquanto, a história da linha ”quarentona” segue intacta, e seu fim não é mais algo comentado. Feliz ficam os passageiros que dependem desta linha, além de passar por importantes bairros da cidade de São Paulo, a linha transporta trabalhadores e ”baladeiros” de uma ponta a outra com segurança, e se torna o único meio de transporte direto, já que a região do Socorro, possui poucas linhas para a região da Lapa.
Uma das mais tradicionais linhas de ônibus de São Paulo, que liga a Zona oeste a Zona sul, passando pela Pompeia, Pinheiros e Santo Amaro seguirá firme, e seu trajeto de quase duas horas no horário de pico, com sobe e desce intenso de passageiros ao longo do caminho deve ganhar mais alguns anos.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.