É comum preencher a memória do celular de tempos em tempos, mas alguns hábitos simples podem tornar o cuidado muito mais fácil
Desde a criação dos smartphones, usuários ao redor de todo o mundo tem tido, eventualmente, problemas com a memória cheia e comprometimento do desempenho. Grande parte desse problema vem do alto estímulo ao download de apps que, mais tarde, se tornam inúteis.
Parece tentador baixar, experimentar e abusar do enorme catálogo de apps gratuitos que o Google Play Store e a Apple Store possuem, mas é necessário, também, excluir os aplicativos, uma vez que se tornam inúteis.
Uma boa dica é verificar, se possível toda semana, o sistema do seu smartphone, procurando por aplicativos que não são mais usados e desinstalando todos. A ideia é procurar, por meio das ferramentas de leitura de dados, os apps que mais consomem memória RAM, internet ou espaço no armazenamento. Uma vez conferidos, você pode listar os menos utilizados e menos úteis e fazer uma limpeza geral, desinstalando um por vez.
Desinstalar apps no android Android
No sistema operacional Android, nas suas versões mais atuais, o processo é muito simples: basta segurar o ícone do aplicativo e um menu aparecerá numa caixa de diálogo logo acima. A opção “desinstalar” está sempre disponível e é ela que deve ser selecionada para continuar o processo. Selecione, confirme e pronto! O aplicativo foi desinstalado.
Algumas dicas úteis sobre o Android
Algumas versões do Android colocarão o aplicativo selecionado numa espécie de lixeira, mas o próprio sistema avisa e dá a opção de excluir diretamente dela logo em seguida. Não utilize a opção “remover” na tela inicial, pois ela apenas remove o atalho do aplicativo.
IOS
No sistema IOS os aplicativos podem ser desinstalados de maneira similar. Tocando e segurando no ícone do aplicativo, você também consegue desinstalá-lo ao escolher a opção “Remover App” e “Apagar App” para confirmar.
Lembre-se de que a opção “Remover da tela de início” apenas remove o atalho do app, assim como no Android.
Mantendo o armazenamento em dia
Em ambos os sistemas operacionais é possível acessar a lista de aplicativos, dados sobre o uso dos mesmos e sobre a armazenagem acessando as telas de “Ajustes”, no IOS ou “Configurações” no Android. Nessa sessão dos sistemas, que é intuitiva em ambos os casos, é possível desinstalar os Apps e executar outras tarefas que ajudam a administrar o armazenamento do seu smartphone.
Uma boa dica é acessar a área periodicamente e fazer a limpeza do cachê e dos dados armazenados dos aplicativos mais utilizados. Essa tarefa exclui dados desnecessários que apenas ocupam espaço no smartphone. É válido notar que para alguns apps de conteúdo como YouTube ou TikTok excluir os dados pode afetar o algoritmo de exibição, portanto pense bem antes de executar a função.
Otimizadores de sistema
Por fim, alguns aplicativos como o Ccleaner ou o AMC Security – Limpa & Otimiza podem facilitar o cuidado com o seu celular. Esses aplicativos são feitos especialmente para a limpeza e otimização do sistema.
A interface da maioria desses apps de otimização é sempre muito simples. Eles oferecem uma opção de escaneamento que rastreia quais os aplicativos que estão consumindo mais memória ram ou ocupando maior espaço no armazenamento.
Muitos ainda possuem a opção de limpeza do cachê oculto, uma seção dos sistemas operacionais que armazena outras informações que podem ser desnecessárias e estarem ocupando espaço.
Executando um aplicativo de otimização uma vez por semana é possível manter o celular com desempenho máximo, apenas com os apps das melhores redes sociais, lojas online ou prestadores de serviço sem se preocupar com o seu armazenamento.
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando — A serviço da informação!