Quem nunca viajou nos trens da CPTM ou do Metrô e sentiu um calor, ou até mesmo um friozinho por causa do ar condicionado? É um fato que sempre vai ter alguém no mesmo carro que terá esse desconforto.

É um dos itens que tem bastante solicitação no Metrô de São Paulo e na CPTM, são inúmeras solicitações ou até mesmo reclamações diariamente. Quando está o tempo está calor, e você embarca no trem e encontra o ar condicionado quente ou ventilando , ou então quando está um tempo frio e até chuvoso, e está aquele gelo, mas você sabe como funciona o ar condicionado?

O ar-condicionado é automático e funciona por termostato, as temperaturas variam entre 19 e 23ºC dependendo da temperatura externa e também pela quantidade de passageiros que está no carro.

As mulheres geralmente são mais sensíveis ao ar condicionado em relação aos homens, que sentem mais frio quando o equipamento está em temperatura ambiente, então pedem um ar um pouco mais quente. Por outro lado, os homens sentem mais calor em relação as mulheres, que podem querer um ar mais friozinho para se refrescar. Isso pode gerar solicitações do mesmo carro ao mesmo tempo para que a Companhia abaixe ou aumente a temperatura.

CPTM

A CPTM sempre orienta os passageiros para acionar a equipe responsável para verificação do ar condicionado, pois podem apresentar defeito e a manutenção precisa verificar. Por isso, o passageiro envia uma mensagem para o SMS Denúncia da Companhia 97150-4949 ou WhasApp CPTM 99767-7030, informando o número do carro, a linha, sentido e a próxima estação, ou ligando para a central de relacionamento no número 0800 055 0121. A solicitação também pode ser realizada pelas redes sociais da Companhia, de segunda à sexta-feira, exceto feriados e emendas de feriados, das 7h10 às 19h50.

Metrô

O Metrô geralmente informa os passageiros que o equipamento também pode apresentar defeito, e a área da manutenção precisa ser acionada para verificação. Por isso, o passageiro tem que enviar um SMS para 97333-2252 ou uma mensagem pelo aplicativo Metrô Conecta, informando a linha, sentido, o número do carro e a próxima estação para que um funcionário verifique e encaminhe ao setor responsável a solicitação.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.