março 1, 2024

A ViaMobilidade começou a mudar a identidade visual da série 5400 (frota B), que opera no trecho entre as estações Itapevi e Amador Bueno, na linha 8-Diamante.

A concessionária recebeu seis trens de quatro carros e todos eles vão passar pelo mesmo processo, que inclui a pintura e adesivação com a identidade da concessionária. Além disso, os bancos dos trens também estão sendo revitalizados.

Os trens são verdadeiras raridades e nostálgicos para os passageiros e também para os ferroviários.

Encomendados pela FEPASA na década de 70, os trens operam desde então, chegando a operar com doze carros no trecho principal da linha 8-Diamante no passado.

A CPTM ficou com essa frota quando assumiu as linhas 8 e 9 na década de 90, e em 2012 revitalizou seis unidades para operar no recém inaugurado “novo trecho” da extensão, que passou por uma revitalização total de vias e estações.

Quando concedeu as duas linhas, a CPTM cedeu os trens, que agora são de responsabilidade da ViaMobilidade.

Por se tratar de um trem muito antigo, apesar da sua modernização, a manutenção desses trens é demorada, deve ser feita sempre uma inspeção minuciosa dos componentes e as peças, em sua maioria, são encomendadas, quando não canibalizadas de algum outro trem da mesma série.

Destes seis trens, três estão operacionais e os demais ficam à disposição para serem inseridos na frota em caso de necessidade.

Confira abaixo fotos e um vídeo do primeiro trem revitalizado da série 5400:

Ruan Filipe

Estudante, fã de games e de astronomia. Sou auxiliar de redação do Rede Noticiando e aqui trarei assuntos sobre mobilidade e tecnologia.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *