São Paulo recebe 100 novos ônibus elétricos movidos a bateria
Na semana em que celebra seus 471 anos, São Paulo avança na modernização do transporte público com a entrega de 100 novos ônibus elétricos, realizada nesta quinta-feira (23). O investimento de R$ 213 milhões inclui modelos básicos e padron que operarão em várias regiões, contribuindo para uma significativa redução de emissões de gases poluentes.
O prefeito Ricardo Nunes destacou o impacto positivo dessa medida no meio ambiente e na qualidade de vida dos paulistanos. “Cerca de 64% do dióxido de carbono emitido na cidade vem de veículos como carros e motos, enquanto 55% provém dos ônibus. Substituí-los por modelos elétricos é um passo importante para melhorar o ar que respiramos e oferecer mais conforto aos passageiros e motoristas”, afirmou. Os novos veículos são silenciosos, equipados com ar-condicionado, entradas USB e conexão Wi-Fi, promovendo mais comodidade no transporte público.
Com a nova frota, São Paulo agora conta com 629 veículos sustentáveis, incluindo 201 trólebus. Juntos, eles deixam de emitir 8 mil toneladas de gás carbônico por ano. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira, “esses ônibus são sustentáveis e colaboram para melhorar a vida dos cidadãos, reforçando o compromisso com a saúde pública e o meio ambiente”.
DISTRIBUIÇÃO POR REGIÕES
Os novos ônibus serão distribuídos entre as operadoras da cidade:
- Zona Oeste: 47 veículos pela Transcap;
- Zona Leste: 40 veículos pela Express;
- Zona Norte: 12 veículos pela NorteBuss;
- Zona Sul: 1 veículo pelo Consórcio KBPX.
Os benefícios ambientais são significativos: cada ônibus elétrico reduz 106 toneladas de CO2 por ano. José Renato Nalini, secretário executivo de Mudanças Climáticas, afirmou: “São Paulo está mostrando que é possível trazer saúde à população e reduzir emissões, servindo de exemplo para o Brasil e o mundo”.