maio 19, 2024

A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, iniciou a operação de forma oficial dos ônibus 100% elétricos na Linha 20 (Parque Imigrantes/Paço).

O prefeito Orlando Morando acompanhou pessoalmente o início da circulação de um dos veículos, envelopado simbolicamente na cor verde, tendo como ponto de partida uma viagem no Parque Imigrantes – são 30 quilômetros de trajeto. Nesta primeira etapa de implementação, são sete ônibus modernos, com autonomia de aproximadamente 250 quilômetros. Baseada no conceito de sustentabilidade, a nova tecnologia irá permitir a redução da emissão de poluentes na cidade.

“É uma alegria entregarmos essa linha verde, 100% sustentável, com circulação de ônibus novos e elétricos fabricados em São Bernardo. Fiz questão de fazer o percurso já com os primeiros passageiros do corredor, que vai funcionar inicialmente com uma frota de sete veículos, compondo a Linha 20 do sistema de transporte coletivo da cidade. É mais tecnologia, qualidade de vida e preservação do meio ambiente”, pontuou o chefe do Executivo municipal, antes de embarcar no ônibus.

A viagem foi acompanhada por Milena Braga Romano, proprietária da Eletra – empresa sediada em São Bernardo e que produz os ônibus elétricos -, por representantes da BR7, responsável pela operação das linhas municipais, e pelo secretário de Concessões e Parcerias, Ademir Silvestre. O investimento é da ordem de R$ 2,5 milhões para aquisição de cada veículo. Juntos, os ônibus cumprem itinerário de aproximadamente 100 viagens por dia e tem demanda diária de cerca de 4.000 usuários.

A Linha 20 atende bairros populosos como Parque Imigrantes, Royal Park, Jardim Marcopolo, Demarchi e Centro. Com tecnologia de tração elétrica, ar condicionado, sem ruídos e emissão zero de gás carbônico ou outros poluentes, os veículos têm capacidade para 70 passageiros.

Ruan Filipe

Estudante, fã de games e de astronomia. Sou auxiliar de redação do Rede Noticiando e aqui trarei assuntos sobre mobilidade e tecnologia.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *