Projeto do VLT entre Luziânia e Brasília avança com apoio federal

Consórcio interfederativo reúne DF, Goiás e Ministério dos Transportes
Mobilidade no Entorno Sul é prioridade do Plano Nacional de Ferrovias
A implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Luziânia e Brasília segue avançando com a estruturação do Consórcio Interfederativo, que reunirá os governos do Distrito Federal e de Goiás para a gestão compartilhada do projeto. O Governo Federal participará com investimentos em infraestrutura.
A informação foi divulgada pela secretária do Entorno do DF em Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, durante uma reunião com o Ministério dos Transportes (MT) nesta terça-feira (25). Segundo o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF), Leonardo Cezar Ribeiro, o projeto ainda está na fase de levantamentos preliminares e o próximo passo será apresentar a modelagem de integração física e tarifária do sistema.
Consórcio garantirá segurança jurídica ao projeto
A secretária Caroline Fleury ressaltou que a mobilidade entre o Entorno e o DF é um grande desafio e que a criação do consórcio é essencial para viabilizar o projeto do VLT.
Já o secretário de Mobilidade Urbana do DF, Zeno Gonçalves, destacou a necessidade de definição da participação federal no consórcio. “Goiás e Brasília já estão com as minutas prontas, e precisamos da definição do Ministério dos Transportes”, afirmou.
Transporte ferroviário no PAC
O VLT entre Luziânia e Brasília faz parte do Plano Nacional de Ferrovias, que prevê sete projetos de transporte ferroviário de passageiros no Brasil, com execução por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Além do VLT, o BRT (Bus Rapid Transit) Luziânia-Brasília também está em fase de estudo técnico e foi incluído entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo Governo de Goiás.