fevereiro 23, 2020
SPTRANS

Prefeitura de São Paulo é liberada pelo Tribunal de Contas do Município para seguir com a licitação dos ônibus

O Tribunal de Contas do Município (TCM) liberou no início da tarde desta quarta-feira, 24 de outubro, o prosseguimento da licitação dos ônibus na cidade de São Paulo.

O processo licitatório tinha sido suspenso em junho, quando o tribunal declarou 51 irregularidades, 20 improbidades e 19 apontamentos.

Apesar de ter liberado a licitação, o Tribunal de Contas do Município fez algumas ressalvas – segundo o jornalista Adamo Bazani do Diário do Transporte, elas estariam relacionadas ao tempo de contrato, remuneração e cálculos de retorno financeiro.

Agora, as recomendações do Tribunal de Contas do Município serão enviadas à Secretaria de Mobilidade e Transportes que deve fazer as modificações nos editais e relançá-los.

Os novos contratos da prefeitura com os consórcios custarão R$ 68 bilhões aos cofres públicos e terão validade de 20 anos. Segundo a prefeitura, há dois objetivos na licitação: definir as empresas que poderão atuar e reorganizar todo o sistema.

Outra mudança que deve vir a ocorrer nesta nova licitação é reduzir a quantidade de ônibus, passando dos 13.603 para 12.667. A ideia é reduzir a quantidade de ônibus nas ruas, entretanto, aumentar a oferta de lugares, passando dos atuais 1,03 milhão para 1,14 milhão de lugares.

A expectativa é que, com a liberação do processo, a licitação seja retomada até o fim do ano, após nova elaboração com as recomendações do Tribunal de Contas do Município.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.