Prefeitura de São Paulo contrata estudos para implantação de VLT no centro

Projeto integra plano de requalificação urbana e pode utilizar energia limpa ou hidrogênio
A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Urbanismo, contratou a empresa Geométrica Engenharia de Projetos Ltda para realizar estudos técnicos e ambientais que embasarão a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da capital paulista.
O contrato tem valor de R$ 1,5 milhão e prevê a execução do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), além de levantamentos sobre os impactos patrimoniais e arqueológicos. O prazo para a entrega dos estudos é de nove meses a partir da emissão da ordem de serviço.
VLT integra plano de requalificação urbana
O projeto do VLT está inserido no Plano de Requalificação Urbanística do Centro, baseado em um modelo de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). O objetivo é modernizar a mobilidade no centro da cidade e incentivar a ocupação urbana integrada com transporte de baixo impacto ambiental.
A proposta inclui a criação de duas linhas de VLT, que devem melhorar a mobilidade local e estimular o desenvolvimento sustentável da região central.
Tecnologia internacional e energia limpa
O documento técnico elaborado pela prefeitura menciona referências internacionais, como os VLTs do Rio de Janeiro, Budapeste, e cidades da Alemanha e Catar. No caso carioca, o sistema alcançou 92% de aprovação popular, com destaque para conforto, agilidade e emissão zero de poluentes.
O estudo também considera fabricantes como CAF, Alstom, Siemens, CRRC, Hyundai Rotem, Vossloh, além de tecnologias como o VLP (Veículo Leve sobre Pneus) e o ART (transporte guiado por sensores).
VLT a hidrogênio é analisado como alternativa sustentável
Uma das possibilidades em avaliação é a adoção de VLTs movidos a hidrogênio, alternativa que vem ganhando força globalmente como opção limpa e sustentável frente aos combustíveis fósseis.
Próximos passos
Segundo a meta 52 do plano de metas da Prefeitura de São Paulo, o projeto “VLT Bonde São Paulo” deverá ter os estudos concluídos e ser encaminhado para licitação pública, com foco na execução da obra e operação do sistema.