janeiro 23, 2022

Entender como desentupir a caixa de esgoto é uma maneira de ser independente na hora de um problema como esse. Esse tipo de entupimento pode ser mais comum do que você imagina. O importante, já no início, é tentar descobrir o que ocasionou isso. Esse é um grande passo para delinear a melhor maneira de sair dessa situação desconfortável.

Essa caixa de esgoto que tem em casa funciona de uma forma muito parecida com a caixa de gordura, com poucas diferenças. E para desentupir uma caixa como essa, existem várias maneiras. Uma empresa desentupidora de esgoto que atue há anos no ramo, pode inclusive recomendar esses métodos.

Aqui, falaremos de um método, passo a passo, para tentar resolver esse seu problema!

O que está entupindo a caixa de esgoto?

Vários motivos podem levar ao entupimento de uma caixa como essa. Pelo próprio ralo podem descer objetos ou materiais que obstruem a passagem de água e resíduos pela caixa. Isso faz com que isso transborde, causando o desconforto do mau cheiro.

É importante entender o que ocasionou isso, porque a maneira de resolver dependerá do que está parado ali. A melhor dica sobre isso é sempre dar manutenção na caixa de esgoto. Em outras palavras, é bom sempre que possível procurar alguém que possa olhar se tudo está funcionando. Além disso, o recomendado é que ao menos uma vez por mês se dê uma olhada para saber como está.

Como fazer para desentupir a caixa de esgoto?

Bom, pensaremos em uma maneira simples de se fazer isso. Em primeiro lugar você precisa estar preparado para sua higiene, com luva pelo menos, para evitar contato com o vazamento. Depois disso, levante a tampa da caixa com muito cuidado. Observe se há ali alguma coisa que esteja impedindo a passagem de resíduos. Por exemplo, objetos que tenham entrado, ou até algum resto de alimentos, ossos, entre outros, que possam estar ali.

Se conseguir observar o que está causando o problema, pode já resolver retirando com a ajuda de algum saco plástico, ou mesmo as luvas que esteja usando. Se ainda não conseguir ver bem o que está ali, pode tentar de outra maneira.

Uma segunda opção que têm é utilizar produtos químicos. Contudo, isso só ajudará se você tiver uma ideia do que está entupindo. Isso porque se for algo muito sólido, por exemplo, alguns produtos não darão o efeito que você espera.

O bicarbonato de sódio é uma ótima opção. Mas, como dissemos, não resolverá os casos mais complicados, como objetos sólidos. Esse produto não precisa ser apenas em caso crítico de entupimento. Pode vez ou outra, aplicar no encanamento para ajudar inclusive contra o acúmulo de gordura.

Maneiras de desentupir a caixa de esgoto!

Várias maneiras são muito eficazes na hora de desentupir a caixa de esgoto. Aqui falaremos de três. São elas:

  • Por meio de microrganismos: Essa é uma técnica não muito simples. Mas, é uma opção. Trata-se de contar com a ajuda de enzimas que conseguem quebrar a gordura. Além de tudo, é uma maneira ecológica de resolver o problema;
  • Contratando uma empresa: Existe um número enorme de empresas especializadas em resolver esse tipo de problema. A facilidade está em que o trabalho é realizado com instrumentos específicos para isso. A situação fica resolvida de maneira prática e rápida;
  • Manualmente: Você pode, pois, resolver isso manualmente. Ou seja, como no exemplo que demos. Levantando, portanto, a tampa da caixa e observando o que há ali. E, se for possível retirar com as mãos, fazê-lo. Contudo, se isso não for possível, você tem as outras duas possibilidades acima.

Como se prevenir de entupimentos?

A melhor maneira de não ter esse tipo de problema, certamente é fazendo a manutenção da caixa de esgoto. Ou seja, ao menos uma vez por mês, observar o estado em que se encontra. Se não puder contar com um profissional, ao menos abra você mesmo a tampa e se certifique de que está tudo funcionando bem lá dentro.

Outro cuidado é investir em ralos e pequenas redes que impeçam de passar esses resíduos grandes. Em empresas do ramo você encontra uma infinidade de modelos, desde aqueles mais comuns para a pia, até alguns mais elaborados para os próprios canos.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.