novembro 27, 2022

As criptomoedas memes se tornaram populares nos últimos anos, principalmente com o apoio de celebridades em moedas como a Dogecoin (DOGE), uma das “memecoins” mais conhecidas do mercado.

Com o crescimento desse ativo, outras moedas foram desenvolvidas com o mesmo propósito, de ser moedas para impulsionar alguma brincadeira ou piada que está acontecendo na internet. 

O que são criptomoedas memes? 

Conhecer as criptomoedas memes e seus reais propósitos ajuda a entender se vale ou não a pena manter o ativo em seu portfólio. As criptomoedas meme, conhecidas também como memes coins, são moedas ou tokens que tem nenhum valor inerente, ou projeto sólido.

Essas moedas foram criadas para representar um “meme”, uma brincadeira da internet. Mas nem todas as moedas se limitam apenas a serem um meme e muitas recebem o grande apoio da comunidade para crescer no mercado. 

A criação de uma criptomoeda está cada vez mais fácil e as memes coins se aproveitam do processo, por isso, cada vez mais moedas da classe de memes estão surgindo. A única parte difícil é convencer as pessoas a apoiarem essas moedas. Mas uma vez que caem no gosto popular, passam a ficar mais capitalizadas.

Características das memes coins

Essas moedas são inspiradas por piadas reproduzidas na internet e possuem algumas características em comum:

Forte apoio da comunidade

Essas moedas memes conseguem um apoio forte da comunidade cripto e de celebridades. Como no caso da Dogecoin, uma criptomoeda meme que acabou recebendo o apoio do CEO da Tesla, Elon Musk, que até comentou ser o “pai do ativo” (Dogefather).

Alta volatilidade 

O mercado de criptomoedas por si só já é conhecido por suas oscilações e volatilidade. As memecoins apresentam fator de volatilidade muito mais alto em relação ao Bitcoin e as Altcoins. São moedas naturalmente mais voláteis. Isso ocorre porque a empolgação da comunidade em torno de uma meme coin pode fazer o preço subir ou cair muito mais rápido e com porcentagens maiores de oscilação.

Sendo assim, a volatilidade é ainda maior nesses casos, visto que a cotação pode ser influenciada também por comentários de celebridades em suas redes sociais. 

Alvo de críticas

Outro ponto que está associado com as memecoins são as críticas sobre os ativos. Por mais que sejam populares, essas moedas são criadas para representar um meme da internet, o que aumenta as críticas na comunidade, feitas por investidores que não acreditam nesse tipo de ativo. 

As memecoins acabam ficando conhecidas como as moedas sem fundamento e sem projeto, ou até mesmo como “ativos menos sérios”, que não necessariamente precisam ser considerados no portfólio de investidores de cripto.

Outras características principais das memes coins são:

  • Nascem sem projeto definido
  • Não tem objetivo de se tornar um projeto real 
  • Fica muito difícil listar uma moeda meme em exchanges de criptomoedas
  • A volatilidade é maior em relação às outras criptomoedas que possuem projetos sólidos, como o próprio Bitcoin

Quais criptomoedas memes existem

Dogecoin (DOGE)

Uma das principais memecoins é a Dogecoin (DOGE), que se tornou popular por ser divulgada e impulsionada pelo CEO da Tesla, Elon Musk, e outras celebridades. A comunidade se apegou tanto a Doge que o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, quer transformar a moeda em um projeto mais sólido.

A Dogecoin é uma moeda criada em 2013, mas só ganhou popularidade nos últimos anos. Em 2021 a meme coin atingiu cerca de US$96 bilhões em valor de mercado. A criptomoeda surgiu após o meme Doge ficar famoso na internet, em que a imagem do cachorro Shiba Inu é o símbolo da moeda.

Shiba Inu (SHIBA)

Outra criptomoeda meme conhecida no mercado é a Shiba Inu (SHIBA) que surgiu como concorrente da Doge e que foi apelidada de “Doge Killer”. A moeda foi lançada em 2020, mas só ganhou popularidade no final de 2021 quando atingiu a sua máxima histórica. 

Dogelon Mars (ELON) 

Outra criptomoeda meme é a Dogelon Mars (ELON), criada em 2021 com o intuito de aproveitar a popularidade da SpaceX, do Elon Musk que pretende povoar o planeta Marte. A Dogelon Mars tenta surfar o hype desse assunto.

Vira-Lata Finance (REAU)

Mais uma moeda meme – e agora, brasileira – é a Vira-Lata Finance (REAU). Lançada em 2021, a moeda meme tem outros objetivos, como ajudar as instituições não governamentais de auxílio a animais abandonados e ainda levar a mensagem das finanças descentralizadas (DeFi) e das criptomoedas ao público brasileiro. 

O token foi criado na época em que a Dogecoin estava atuando com força no mercado, e com isso, o REAU se tornou popular, já que faz parte das memecoins.

Essas criptomoedas memes devem ser analisadas pelo investidor com muita cautela para entender se vale ou não a pena investir no ativo. Afinal, por surgir de uma brincadeira, essas moedas estão mais propensas a alta volatilidade do mercado. 

Muitos investidores utilizam as memecoins para realizar day trade, pela facilidade em que a moeda muda de preço. Mas esteja sempre atento sobre o mercado e aprenda a diversificar a sua carteira de investimentos. 

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *