fevereiro 22, 2024

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a SPTrans, promoveram a Inversão de Papéis com os motoristas de ônibus da cidade. Desta vez, os condutores de ônibus vivenciaram como é estar no lugar das pessoas idosas. A atividade é um dos destaques da SPTrans durante o Maio Amarelo, campanha que visa a prevenção de sinistros de trânsito.

O evento teve apresentações realizadas pela Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da SMDHC, e sobre o programa Viagem Segura da SPTrans, que fala da importância da atuação dos profissionais de transporte, motoristas e cobradores, no tratamento dispensado aos passageiros e às pessoas com deficiência, pessoas idosas, além de aspectos operacionais. Em um dos principais momentos do evento, familiares dos condutores deram relatos sobre a atuação de bons motoristas de ônibus na cidade e também aquilo que esperam que, enquanto idosos, não seja feito.

A parte prática do evento, realizado no Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy, foi a dinâmica que tem como finalidade mostrar como motoristas e idosos se sentem no lugar do outro e ressaltar que deve haver empatia e respeito entre os diversos integrantes do sistema de transportes. Para a ação, motoristas caracterizados com equipamentos que simulam uma idade mais avançada, com dificuldade para  a visão e locomoção entraram nos coletivos. Já os idosos puderam sentar no lugar destinado ao condutor, para entender a localização do ponto cego e o próprio veículo, com capacidade para transportar diariamente centenas de passageiros.

Treinamento

Até o início do mês de maio de 2023, cerca de 3.500 motoristas realizaram o  Treinamento de Atualização para Motoristas – Módulo 1. O Programa,  elaborado pela SPTrans, tem como foco a direção segura e a prevenção de acidentes.

Cerca de 30 mil motoristas de ônibus devem passar por esse treinamento, que faz parte das novas regras determinadas às concessionárias do sistema de transporte público por ônibus do município de São Paulo.

Inversão de Papéis

A ação é realizada pela SPTrans desde 2017, com diferentes públicos e tem como objetivo estimular a empatia e respeito entre os participantes, seja como operadores, passageiros do transporte público ou ciclistas.

Ruan Filipe

Estudante, fã de games e de astronomia. Sou auxiliar de redação do Rede Noticiando e aqui trarei assuntos sobre mobilidade e tecnologia.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *