julho 1, 2022

O Metrô de São Paulo inicia à meia-noite deste sábado, dia 05 de março de 2022, uma megaoperação para construir a estação Vila Formosa, com uma atividade de mais de 30 horas ininterruptas para revestir a laje do poço da futura parada da Linha 2-Verde com 4,5 mil m³ de concreto. 

Os trabalhos devem acabar por volta das 10h do domingo, dia 6, e vão envolver três turnos de trabalho com 400 pessoas cada, além de uma logística com 100 caminhões betoneiras que farão 570 viagens entre as usinas fornecedoras de concreto e o local de lançamento. 

O concreto será lançado por três grandes bombas que garantirão fluxo de 150 m³/hora, distribuídos em 10 camadas com aproximadamente 30 centímetros cada, sobre 760 toneladas de barras de aço, que compõem a armação estrutural da laje. 

A megaoperação é necessária para garantir a qualidade do concreto, de forma a evitar juntas entre suas camadas, garantindo mais tempo de vida útil à estrutura do poço e sua laje. 

O poço tem 42 metros de diâmetro por 43 metros de profundidade e é a maior estrutura da futura estação, onde serão construídos os acessos do nível da rua até as plataformas. Ao fundo está a laje com três metros de altura, de onde se darão o início das escavações dos túneis por onde passarão os trens do novo trecho da Linha 2-Verde. 

A estação Vila Formosa vem sendo construída na confluência da Avenida Eduardo Cotching com a Rua Tauandê. Quando pronta, terá mais de 20 mil m² de área construída, com três acessos, espaço para estacionamento de bicicletas e área comercial.  

Ela faz parte das obras de ampliação da Linha 2-Verde no trecho entre Vila Prudente e a Penha, com 8,4 km de extensão e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. A meta é concluir o novo trecho em 2026, ampliando as conexões na rede de metrô, equilibrando a demanda de passageiros no sistema e facilitando o acesso do extremo leste às regiões da Avenida Paulista e sul e sudoeste da capital. 

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.