No último dia 29 de abril, a Marcopolo Rail participou do Metrourbi 2019 (Seminário Metropolitano de Mobilidade Urbana e Inovação), realizado em Lauro de Freitas, município da região metropolitana de Salvador. A nova marca da Marcopolo S.A. apresentou, de maneira inédita e em parceria com a empresa Aeromovel, as vantagens dos sistemas metroferroviários de vias elevadas.

De acordo com Petras Amaral, Head de Inovação da Marcopolo, além das novas soluções de mobilidade que a Marcopolo Rail está desenvolvendo, foram expostos para visitação dos participantes do evento uma cabine do modelo Aeromóvel A200, como exemplo de novo modal para linhas troncais, além de um micro-ônibus da marca Volare, que funcionaria como um veículo alimentador do sistema.

A Marcopolo Rail foi lançada no último mês de março, como uma nova marca focada no desenvolvimento de soluções de mobilidade de forma sustentável. O objetivo é utilizar o know-how adquirido na produção de carrocerias de ônibus para o transporte de passageiros, como nos sistemas BRT (Bus Rapid Transit – modernos corredores de ônibus em vias exclusivas), para os modais de vias elevadas (People Movers e similares – sistemas de transporte de pessoas totalmente automatizados em vias separadas e acima da superfície do solo) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Segundo Petras Amaral, a Marcopolo Rail vai se dedicar ao desenvolvimento de soluções e tecnologias para as cabines (carrocerias), o que incluiu inovações em sistemas de aberturas, climatização, layout, assentos, materiais e design relacionado ao setor.

A atuação da Marcopolo no segmento metroferroviário teve início em 2015, com a parceria firmada com a Aeromovel Brasil para o desenvolvimento e fornecimento de cabines (carrocerias) para os veículos Aeromovel. O resultado alcançado neste projeto reforçou o posicionamento de ingressar neste novo segmento de maneira forte, não somente por intermédio de projetos isolados ou pontuais, mas com visão de negócio. Entre as principais vantagens competitivas estariam a utilização de componentes fabricados no Brasil, a capacidade de escala e sinergia com as atuais plantas fabris, além da presença global e de ampla rede de pós-vendas no Brasil e América Latina.

O seminário Metrourbi 2019 teve foco no debate do desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e a inovação da região, entre outros temas estratégicos. O seminário reuniu, além de autoridades, técnicos de governos municipais, estaduais e federal. O evento teve participação do vice-governador da Bahia, João Leão.

Ganhe R$ 10,00 de desconto

Precisando recarregar o seu Cartão de TransporteBaixe aqui o aplicativo RecargaPay e ganhe R$ 10,00 em desconto utilizando o nosso código NOTICIANDO. Válido apenas no primeiro uso do aplicativo.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Celso Pereira dos Santos says:

    Antes de cometer esta insanidade aconselho o Governo de São Paulo, que visitem o sistema aeromóvel instalado em Porto Alegre. É uma gambiarra Tecnológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.