Fazendo parte do movimento por uma mobilidade eficiente que colabore com a não emissão de poluentes, a Marcopolo é a fabricante responsável pela produção da carroceria novo ônibus Eletra equipado com a inédita tecnologia Dual, que pode circular somente movido a baterias elétricas ou em modo híbrido.

O veículo, do modelo Torino Low Entry e com 15 metros de comprimento, está sendo apresentado até o dia 26 de setembro, na Arena ANTP, evento promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O projeto conta ainda com as parcerias das empresas Volkswagen Caminhões e Ônibus, com chassi MAN 18.280 6×2 OT LE, Baterias Moura, fornecedora de componentes by Xalt, e WEG, líderes da indústria nacional de eletromobilidade.

O veículo tem capacidade para 101 passageiros, sendo 40 sentados e 61 em pé, e conta com cinco câmeras para monitoramento por imagens. Com tração elétrica, é alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente. No modo Híbrido, o sistema de tração elétrica recebe energia tanto do motor-gerador (que pode ser a diesel ou a biocombustível) quanto do conjunto de baterias. No modo Elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta.

O desligamento pode ser acionado pelo condutor ou por um sensor GPS na via pública – por exemplo, quando o veículo entrar numa Zona de Emissão Zero. A alternância de modos se repete várias vezes, conforme o perfil da operação. Durante a operação, as baterias são continuamente recarregadas pela tecnologia de frenagem regenerativa (KERS), podendo também ter a contribuição do motor-gerador.

A parceria entre a Marcopolo e a Eletra já permitiu o desenvolvimento de diversos modelos de ônibus movidos com combustíveis de fontes renováveis. As empresas seguem trabalhando de forma conjunta em projetos que visam contribuir para o desenvolvimento da mobilidade limpa e preservação do meio ambiente.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.