Governador Márcio França anuncia projeto de trem entre Campinas e São Paulo
Na manhã desta terça-feira, 4 de setembro, o governador do estado e candidato à reeleição Márcio França, anunciou o projeto de um trem que irá ligar Campinas a Capital Paulista. A intenção é oferecer o serviço já a partir de 2019 com quatro viagens diárias e com capacidade para mil pessoas entre a Estação da Cultura e a Estação da Luz.
O percurso vai aproveitar a ferrovia já existente e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente já fazem viagens diariamente entre Jundiaí e São Paulo. Para isso ocorrer, pelo menos 50 quilômetros de trilhos devem ser eletrificados pela concessionária Rumo Logística para que a viagem tenha duração de 1h30.
Esse projeto não compõe o Trem Intercidades, que envolve outros municípios e está no papel desde 2013, e segue ainda em fase de estudos.
O próprio governador do Estado anunciou o serviço em Louveira, após uma viagem experimental que partiu de Campinas em um trem com velocidade baixa. Durante o trajeto, Márcio França esteve acompanhado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e de Logística, Mário Mandolfo, e ainda deputados.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também participou da viagem experimental e comentou que considera a opção viável para quem trabalha todos os dias na capital. Segundo o mandatário da cidade, a estimativa é de que 60 mil pessoas façam o percurso. Segundo ele, a ideia em médio prazo é incluir Viracopos.
Para tornar esse projeto uma realidade, o custo específico para as adaptações, o nivelamento e a eletrificação da malha não foram detalhados, mas está dentro de um investimento de R$ 5,4 bilhões. O valor deverá ser aplicado dentro da concessão em diversos pontos da ferrovia, entre eles, o transporte de carga entre o porto de Santos e o resto do Estado.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.