outubro 25, 2020

As linhas de ônibus que mais atrasam na cidade de São Paulo operam na Zona Leste. Foi o que mostrou um levantamento realizado pela equipe do Anda SP que utilizou dados da gerenciadora do transporte sobre ônibus da capital e da Lei de Acesso a informação.

O levantamento verificou quais são as linhas de ônibus que mais tiveram multas por atrasar ou descumprir viagens nos últimos quatro anos. Todas elas operam na Zona Leste da cidade.

De acordo com a publicação, a linha 233C/10 Terminal A.E. Carvalho-Ceret, foi a mais multada, sendo 373 ocorrências.

Um passageiro foi ouvido pela reportagem, para entender porque essa linha é tão problemática e ele deu à seguinte declação:

“Eu demoro muito pra chegar no trabalho. Você paga para ter uma condução de qualidade, porque a condução de São Paulo é uma das mais caras do Brasil, mas você paga por um transporte que não é de qualidade, porque ficar num ponto esperando por 1h20min é um desrespeito à população”, informou Anderson Hioli, ouvido pela reportagem.

Atrasos são rotineiros

A SPTrans informou que no período da manhã, o tempo de viagem estimado da linha 233C/10 é de 1h12 minutos. À noite, a previsão é de 1h25 minutos, entretanto, esse tempo muitas vezes corresponde à espera no ponto por uma condução.

Foram analisados mais de 1 bilhão de registos de GPS durante 2 meses. A análise mostra que a linha roda em média com 6 veículos por dia. Aos passageiros, os fiscais da linha dizem que são 8 veículos circulando diariamente.

O Tribunal de Contas do Município fez uma auditoria e constatou que, em toda a cidade, foram descumpridos cerca de 2 milhões de viagens entre janeiro e setembro de 2018.

Segundo o relatório, isso representa aproximadamente R$ 145 milhões que foram pagos injustificadamente às empresas.

SPTrans e SPUrbanuss falaram

A SPUrbanuss, entidade que representa as empresas de ônibus da capital paulista disse que a SPTrans é responsável por determinar o tamanho da frota operacional e que as empresas recorrem as multas.

Por sua vez, a SPTrans disse que a fiscalização será intensificada e que a programação das linhas é baseada nos intervalos, e não na quantidade de veículos.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.