O verão, de maneira geral, é a época em que as pessoas tendem a comer melhor.
As altas temperaturas fazem com que as pessoas tenham que expor mais seus corpos, o que as incentiva a tomar mais cuidado na hora de selecionar o que comer.
Além disso, o calor também incita a procura por alimentos mais leves, como saladas, carne branca e frutas, ótimos itens para quem quer ter uma dieta mais equilibrada.
Falando especificamente sobre as frutas, o verão é a melhor estação para elas, já que a época estimula a produção de uma grande variedade de opções.
Com isso, fica mais fácil incluí-las no cardápio – até mesmo para quem está na luta para perder alguns quilos.
Como as frutas ajudam no processo de emagrecimento?
As frutas são ótimas alternativas para nutrir o corpo sem consumir muitas calorias. A quantidade de vitaminas, fibras e o baixo índice glicêmico também chamam a atenção.
Apesar disso, é importante ter em mente que tudo consumido em excesso tem o potencial de fazer mal. Por isso, as porções devem ser balanceadas.
Frutas variadas podem fazer parte do café da manhã, sobremesa das refeições principais e pequenos lanches. A porção indicada é de 2 a 3 frutas diferentes por dia. O ideal é introduzi-las em uma dieta hipocalórica – de poucas calorias –, acompanhada de atividades físicas regulares.
Isso permite que o metabolismo use as reservas de gordura acumuladas no organismo, o que favorece o emagrecimento.
Morango
100 gramas de morango tem apenas 30 calorias e contém 2 gramas de fibra.
A fruta ajuda a emagrecer por causa de suas calorias negativas e por ser rica em compostos bioativos devido à elevada taxa de vitamina C, folato e fenólicos, que agem no corpo com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
As fibras auxiliam no controle de açúcar na corrente sanguínea porque aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e diminua o consumo energético. Também é uma fonte de potássio e ajuda a regular a pressão arterial.
O morango fica ótimo em sucos, vitaminas, geleias naturais e sorvetes.
Abacaxi
Cada 100 gramas de abacaxi tem somente 52 calorias e efeito diurético, eliminando a retenção de líquido e toxinas do organismo.
Também é rico em fibras, estimulando a saciedade e o bom funcionamento do intestino, o que contribui muito para a perda de peso.
Além de consumi-lo in natura, o abacaxi é muito utilizado em sucos detox e algumas sobremesas de baixa caloria.
Maçã
Com apenas 56 calorias e 1,3 gramas de fibra a cada 100 gramas de maçã, esta é uma boa opção para incluir em dietas equilibradas.
Cheia de antioxidantes – como catequinas e ácido clorogênico – e fibras, a maçã atua no controle glicêmico no sangue, melhora a digestão e diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos.
A ingestão regular da fruta também pode reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, asma e câncer.
Maçã assada com canela e cravo-da-índia é uma opção incrível de sobremesa saborosa, low-carb e cheia de nutrientes.
Abacate
Muitos pensam que o abacate é calórico, mas a verdade é que 100 gramas da fruta têm apenas 96 calorias.
Essa taxa energética vem das gorduras mono e poli-insaturadas, que apresentam benefícios para o coração e o colesterol, além de também ter um volume considerável de fibras.
O abacate pode ser consumido em seu estado natural (sem adição de açúcar), em cremes, vitaminas e como ingrediente complementar de sanduíches e saladas.
Pera
100 gramas de pera contam com 60 calorias e 3 gramas de fibra, atuando no melhor funcionamento do trânsito intestinal e na regulagem de gordura no sangue.
Para que a pera tenha mais chances de sucesso no processo de emagrecimento, recomenda-se que seu consumo seja feito 20 minutos antes do almoço ou jantar – isso garante maior sensação de saciedade para que as refeições principais sejam menores.
Fica ótima em saladas de frutas ou de folhas, sucos e assada no forno.
Limão
Provavelmente a fruta mais utilizada na cozinha, um limão de tamanho médio tem somente 22 calorias.
As propriedades emagrecedoras estão especialmente associadas às funções diuréticas e antioxidantes, eliminando substâncias prejudiciais ao corpo que provocam inchaço e até celulite.
Também é riquíssimo em vitamina C que, além de proteger a imunidade, também é relacionada à queima de gordura.
O limão cai bem em sucos (inclusive os detox), sobremesas low carb e como tempero para uma enorme variedade de pratos.
Melão
O melão é indicado para quem precisa emagrecer, pois cada 100 gramas tem somente 29 calorias.
Por ser rico em água, tem benefícios diuréticos e ainda conta com potássio, fibras, antioxidantes, vitamina C, betacarotenos e licopeno.
Geralmente é consumido em sucos, salada de frutas e em seu estado natural.
Outros métodos de emagrecimento
É claro que não se deve depositar todas as esperanças nas frutas. Por mais que sejam ótimas auxiliares na jornada de perda de peso, é preciso mais do que isso para que existam resultados concretos.
As frutas devem ser incluídas em um cardápio balanceado, com outros alimentos saudáveis – legumes, verduras, carnes magras, grãos e cereais – e com mudanças de comportamento, como é o caso da prática frequente de exercícios físicos.
Na dúvida, o melhor a se fazer é procurar as orientações de um médico para que os melhores caminhos sejam mostrados. Como cada pessoa funciona de uma maneira, os tratamentos tendem a ser diferentes para determinados casos.
Em situações mais graves, como a obesidade, é provável que procedimentos mais “agressivos” sejam recomendados, como o uso do balão gástrico.
Seja qual for o melhor método de emagrecimento mais apropriado, é sempre melhor que um profissional especialista seja consultado para que tudo seja feito com segurança e chances verdadeiras de sucesso.
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando – A serviço da informação!