O sistema ATC (Controle Automático do Trem) é o sistema de blocos fixos responsável pela segurança, sinalização e desempenho dos trens em circulação na operação comercial.
Podemos dividir o sistema de controle de movimentação de trens da seguinte forma:
ATP (Proteção Automática do Trem): Com a função de realizar todo o processamento do código de via e evitar que o trem ultrapasse a velocidade permitida. Garantindo a segurança do sistema contra colisões.
ATO (Operação Automática do Trem): Com a função de realizar a movimentação do trem independente do operador, determinando a aceleração e frenagem, também é responsável pela regulação do trem, alterando seu desempenho através dos NDs (Nível de desempenho). Realiza também a Parada Programada do Trem na estação, abertura, temporização e fechamento das portas.
ATC (Controle Automático do Trem): Formado pelo ATP e ATO têm a função de permitir o funcionamento automático do trem na operação comercial.
A via permanente está divida em trechos denominados circuitos de via. Para cada circuito de via, o sistema de sinalização determina um código de via seguro o trem seguir, enviando este sinal para o trem quando este ocupa o circuito, através das antenas de código de via localizadas no truque das composições.