outubro 29, 2020

O Corredor Itaquera vai entrar em operação no dia 3 de outubro. Trata-se do primeiro corredor exclusivo à esquerda para ônibus da Zona Leste

Ao todo é um trecho de 2,1 km do Corredor Itaquera-Líder, entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Rua Harry Dannemberg, com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido.

Oito linhas de ônibus, das quais uma noturna, vão atender esse trecho. Os passageiros serão orientados sobre as oito linhas que tiverem os pontos de parada à direita alterados para o canteiro central. Outras seis linhas, que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, inclusive uma da EMTU, continuarão atendendo pontos já existentes à direita e não circularão pelo corredor à esquerda.

A comunidade está sendo avisada sobre as mudanças por meio de reuniões e informativos que serão divulgados durante a semana. Além disso, motoristas e cobradores das empresas e técnicos da SPTrans receberão treinamento para reforçar as informações à população.

Segurança

Por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, com parada de ônibus à esquerda, a SPTrans está tomando uma série de medidas para segurança de pedestres e motoristas.

Uma das medidas é o treinamento de operadores do sistema, fiscais e técnicos da SPTrans, que são fundamentais para o cumprimento das leis de trânsito e, também, para a orientação dos pedestres e motoristas. Eles receberão treinamento, por meio eletrônico, para dar suporte à população sobre o funcionamento do corredor.

Os motoristas de ônibus serão orientados a ampliar a atenção à travessia de pedestres entre os carros e a reduzir a velocidade ao se aproximarem da faixa de pedestres, mesmo quando o semáforo estiver aberto. Os cobradores também terão papel importante na orientação aos passageiros sobre segurança e os pontos de parada.

Além disso, todo o trecho e entorno receberá sinalização reforçada para aumentar a segurança, além da sinalização vertical e horizontal elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Histórico

Em razão do não cumprimento do cronograma de obras pelos consórcios anteriores, os contratos foram rescindidos em janeiro de 2020 e, a partir de agora, a responsabilidade pela licitação passa a ser da SMT e SPTrans.

O corredor completo terá 10,4 km e vai do Terminal de ônibus Vila Carrão até o Polo Institucional de Itaquera, através das Avenidas Itaquera e Líder, e a transposição da Avenida Aricanduva sobre a Avenida Itaquera. A retomada das obras da segunda fase está prevista para novembro.

Linhas que atenderão o corredor

4036/10 Metrô Itaquera – Term. Vila Carrão

4001/10 Itaquera – Term. Vila Carrão

4007/10 Cohab Juscelino – Term. Vila Carrão

403A/10 CPTM José Bonifácio – Term. Penha

407J/10 Jd. Soares – Metrô Tatuapé

4314/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II

4314/21 Inácio Monteiro – Term. Vila Carrão

N405/11 Term. Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna)

Paradas centrais à esquerda

Parada Francisco Munhoz Filho

Parada Miguel Melo Alvim

Parada Maria Luiza Americano

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. ISA DE CASSIA SILVA says:

    Olá, boa noite.Trafeguei pela faixa de ônibus, não sabia que já estava funcionando. Poderei ter tomado uma multa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.