Congestionamentos em São Paulo aumentam 9% em dezembro na comparação com 2023, diz CET

Congestionamentos em São Paulo aumentam 9% em dezembro na comparação com 2023, diz CET
Foto ilustrativa do trânsito

Os congestionamentos nas ruas e avenidas da cidade de São Paulo em dezembro de 2024 registraram um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, segundos dados divulgados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Nos primeiros 10 dias deste mês, a média de vias congestionadas foi de 510 km , contra 469 km no mesmo período do ano passado. Apesar do aumento em relação a 2023, a média diária atual ainda é 12% inferior à registrada em dezembro de 2019, último ano antes da pandemia, quando o trânsito médio em dias úteis alcançou 570 km .

Comparação com novembro de 2024

Na comparação com novembro deste ano, o crescimento do congestionamento também foi significativo. Nos primeiros 10 dias de dezembro, a média diária de congestionamento foi de 407,2 km , contra 355,4 km em novembro, representando um aumento de 52,4 km .

Ao considerar apenas os dias úteis, o salto foi ainda maior:

  • Dezembro: 509 km de congestionamento por dia.
  • Novembro: 433,4 km de congestionamento por dia.
    Isso equivale a um acréscimo de 75,6 km em dias úteis.

Principais vias congestionadas em dezembro

A CET concorda com as vias que mais registraram congestionamentos neste mês:

  1. Marginal Tietê
  2. Marginal Pinheiros
  3. Radial Leste
  4. Avenida Aricanduva
  5. Avenida do Estado
  6. Avenida Vinte e Três de Maio
  7. Avenida Salim Farah Maluf
  8. Avenida Rebouças
  9. Avenida Bandeirantes
  10. Avenida Washington Luís

Expectativa para o Restante de Dezembro

A CET apontou que, historicamente, o trânsito nos dias úteis de dezembro até o Natal costuma ser 20% maior do que a média de lentidão registrada no mês inteiro.

Segundo o órgão, “os registros de lentidão nos dias úteis de dezembro de 2024, até o dia 10/12, foram de 509 km em média , 12% abaixo dos 570 km registrados no período pré-pandemia, em dezembro de 2019.”

Com o aumento das compras de fim de ano e o fluxo de viagens, a expectativa é de que os índices de congestionamento se mantenham elevados até o final do mês.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *