BRT-ABC será inaugurado em janeiro de 2026, anuncia governador em exercício
O governador de exercício, Felício Ramuth, anunciou nesta quarta-feira (08) que o BRT-ABC, corredor de ônibus “rápido” que substituiu a extinta Linha 18-Bronze, será inaugurado em janeiro de 2026. A declaração foi dada durante visita à estação Metrópole, em São Bernardo do Campo.
O BRT-ABC terá 17,3 km de extensão, conectando São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul aos terminais Vila Prudente e Sacomã, na capital paulista. Para operar no corredor, serão utilizados 92 veículos articulados do tipo E-trol, equipados com tecnologias híbridas de bateria e trólebus, com capacidade para transportar até 146 passageiros cada.
Apesar do anúncio, o projeto está atrasado. Quando o BRT-ABC foi apresentado, em 2019, a previsão era que o sistema fosse entregue em 18 meses. Até o momento, nenhum trecho está em operação, e apenas um dos veículos foi fornecido pela fabricante Eletra.
O corredor terá capacidade para transportar cerca de 170 mil passageiros por dia, embora, na sua fase inicial, o sistema deverá atender 140 mil passageiros, segundo o governador. Para comparação, a extinta Linha 18-Bronze, originalmente planejada como um monotrilho, previa atender aproximadamente 340 mil passageiros diariamente.