No sábado, 3 de novembro, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), realizou a primeira viagem do trem J35, antigo A35, recém chegado de uma grande reforma e modernização dos seus equipamentos.
Foram convidados blogueiros e influenciadores digitais, e o evento também contou com a presença de uma galera que gosta do sistema metroviário.
O J35 é o último trem reformado do Metrô, que contou com a reforma de 98 trens, sendo eles das frota A, C e D. Todos os trens reformados receberam ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual, entre outros componentes.
O trem J35, operou até fevereiro deste ano, como A35. Os trens da frota A foram fabricados entre os anos de 1972, na fábrica da Mafersa, localizada na Lapa, sob licença da The Budd Company. A frota entrou em operação a partir de 1974, no mesmo ano em que foi inaugurado o Metrô de São Paulo.
Modernização
Em 2009, o Metrô de São Paulo passou a revitalizar sua frota, levando seus 51 trens para um processo de modernização, efetuados por dois consórcios: Modertrem (Alstom e Siemens), responsável pela modernizarão dos trens da numeração A01 até A25; e o consórcio BTT (Bombardier, Tejofran e Temoinsa), que cuidou de reformar e modernizar os trens de número A26 até A51.
Após a viagem inaugural, que foi da Estação Paraíso até Vila Madalena, o trem J35 foi recolhido ao pátio de Tamanduateí, onde será concluída a instalação de alguns equipamentos e a realização de testes, para que finalmente a composição retorne as sua atividades nas linhas de metrô em São Paulo.
Evento de despedida
Relembre como foi o evento de despedida do A35 com a participação de diversos blogueiros, fãs do transporte e passageiros comuns no início deste ano.
Confira um pouco do evento e como ficou o antigo A35, agora J35:
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.
uma curiosidade: o trem A35 que foi aposentado não é o A35 original ai que o metrô fez. o A35 original que estava operando foi para alstom siemens foi modernizado e voltou como i23. e o A23 que estava operando foi renumerado e virou A35 até sua extinsão