Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos será inaugurado em fevereiro de 2025
O Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos, projetado para conectar os terminais de embarque e desembarque ao sistema de transporte metropolitano pela Linha 13-Jade da CPTM, deve começar a operar em fevereiro de 2025, segundo projeções da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo.
Teste e Operação
Recentemente, a empresa Aerom concluiu os testes ao longo dos 2,7 km de extensão do sistema, que atenderá quatro estações, incluindo as três localizadas nos terminais do aeroporto. Apesar disso, ainda não foram realizadas simulações de operação.
O Aeromóvel será composto por três composições, formando dois conjuntos principais e uma reserva. Cada trem, com capacidade para 200 passageiros, permitirá que o trajeto completo entre a estação da CPTM e os terminais seja feito em apenas seis minutos, transportando inicialmente 2 mil passageiros por hora. Em caso de aumento de demanda, a capacidade poderá ser dobrada.
Sustentabilidade e Conforto
O sistema do Aeromóvel é movido por propulsão elétrica e não utiliza combustíveis fósseis, o que o torna silencioso e eficiente na redução de emissões de carbono.
As composições, com 25 metros de comprimento e dois carros articulados, foram projetadas para o máximo conforto e segurança, incluindo:
- Ar-condicionado
- Portas automáticas
- Sistema antifogo e saídas de emergência
- Acessibilidade para pessoas com deficiência
- Espaço para bagagens
Além disso, os passageiros poderão aproveitar wi-fi gratuito e monitores informativos durante a viagem.
Impacto no Transporte
O novo sistema promete reduzir drasticamente o tempo de deslocamento entre os terminais e a estação da CPTM, atualmente feito em 45 minutos por transfer ou ônibus. Com o Aeromóvel, o tempo será reduzido para apenas seis minutos, oferecendo maior eficiência e comodidade aos usuários do aeroporto.