A Estação Luz, da Linha 4-Amarela de metrô, recebe nos dias 3, 10, 17 e 24 de setembro iniciativas do Setembro Amarelo, a campanha mundial de valorização da vida. A parceria entre a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, e o CVV (Centro de Valorização da Vida) levará voluntários para atendimento sigiloso aos passageiros que quiserem dialogar sobre seu estado emocional.
Os voluntários estarão à disposição para escutar quem sentir a necessidade de conversar, dando apoio emocional. Além disso, o local reservado para a realização da ação contará com um mural com papéis adesivos, para que os passageiros possam escrever mensagens sobre seus sentimentos.
Setembro foi escolhido para ser o mês de conscientização sobre o suicídio, um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, mas que pode ser prevenido em nove de cada 10 casos. A campanha mundial teve início em 2015, para sensibilizar e conscientizar a população.
O Centro de Valorização da Vida é uma organização sem fins lucrativos, que presta serviços voluntários e gratuitos de apoio emocional e prevenção do suicídio. A organização conta com 90 postos de atendimento e 2.500 voluntários, que fazem mais de dois milhões de atendimentos por ano pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), e-mail e chat no site.