Dores de cabeça invariavelmente de madrugada são denominadas como cefaleia do sono ou cefaleia hípnica. Normalmente, o problema manifesta-se repentinamente e o indivíduo desperta entre 1 e 3 horas na antemanhã com a dor, que costuma ser pulsante ou uma sensação de cabeça pesada. A intensidade é moderada e pode ter duração de 15 minutos a 6 horas, chegando a reaparecer por mais de uma vez na mesma noite.
Cefaleia
Pode ser ocasionada por vários motivos, um deles é a privação do sono (quando uma pessoa dorme menos do que o corpo necessita). Essas dores são consideradas fora do comum, e é possível ser indícios de alguma doença, necessitando de uma avaliação médica. Em relação à cefaleia do sono, os pacientes ainda enfrentam um trajeto demorado, até receberem o diagnóstico e tratamento apropriado.
Cefaleia do sono
Frequentemente a cefaleia do sono afeta pessoas a partir dos 50 anos, mas pode atingir jovens. Na maioria das vezes é persistente, ocorrendo diariamente ou por quase 15 dias ao mês na madrugada. Não se sabe ao certo a causa, mas supostamente tem relação com uma área do cérebro, hipotálamo, responsável por controlar a maioria das funções vegetativas, endócrinas, comportamentais e emocionais do corpo.
Um fato importante no combate às dores de cabeça é precisamente evitar ações sabiamente que a acarretam. Importante fazer anotações sobre as crises e quais fatores ocasionaram, assim, efetivamente será possível diagnosticar corretamente o problema.
Recomendações para diminuir a dor de cabeça
Alguns problemas de saúde também estão relacionados com as dores de cabeça, como gripe, alterações na visão ou hormonais e, sendo mais fortes que o habitual. Também é comum que alguns desses incômodos necessitem do uso de analgésicos de maneira constante. Quando a dor leva mais de 3 dias para cessar, é ideal a orientação de um profissional.
Certos alimentos contribuem para evidenciar a cefaleia, os quais não devem ser consumidos, pois contêm excesso de aditivos (comidas prontas e pimenta). E há outros que ajudam a aliviar, como no caso de peixes, sementes e castanhas. Uma boa noite de sono também é fundamental para a saúde e coopera no rendimento das atividades diárias (trabalho, exercícios físicos, estudos, dentre outras).
Existem muitos tipos de dores de cabeça e cada uma tem as suas particularidades. O distúrbio do sono retarda o tratamento, por isso não deve ser ignorado. Conheça alguns métodos usados para suavizar as dores de cabeça, como no caso da cefaleia do sono:
- Realizar massagem no couro cabeludo;
- Uso de compressa gelada na cabeça ou na nuca;
- Se alocar em um local calmo e tranquilo;
- Ingerir água com gostas de limão para hidratar o corpo;
- Evitar exposição ao sol por mais de 1 hora;
- Tomar um analgésico.
Se apresentar os sintomas da cefaleia do sono é ideal procurar assistência médica. Pode ser necessário o encaminhamento para outros especialistas para analisar situações como bruxismo, apneia do sono ou outros. Em alguns casos, é possível que o especialista recomende uma cirurgia de enxaqueca.
Exames complementares são solicitados para descartar a presença de doenças mais preocupantes, como por exemplo, tumores cerebrais. Para ter mais informações ou sanar dúvidas, entre em contato.
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando – A serviço da informação!