Andamento das obras da estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela
Neste sábado, 27 de julho, o Rede Noticiando visitou as obras de construção da futura estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela de metrô. A visita contou com a presença do presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, e de outros portais de mobilidade.
Ao menos 37% das obras físicas da futura estação e 69% do terminal de ônibus estão concluídas. A parada será a última a ser entregue e, faz parte da fase 2 da Linha 4-Amarela.
Os engenheiros que também participaram da visita destacaram que a maior parte dos cerca de 1550 metros de túneis já foi escavada.
O engenheiro chefe de departamento, Jelson Siqueira, explicou durante a visita que os trabalhos na estrutura da estação também estão avançando.
“Toda a execução do tratamento provisório [contenção de terreno] já está pronta e já foi iniciada a estrutura definitiva. (…) [de um dos lados] a escavação e contenção provisória já estão prontas e do outro lado já está escavando. Então, você somando tudo isso, estão concluídos 37% das obras físicas, não do ponto de vista financeiro”, explicou o Jelson.
Segundo o Metrô de São Paulo, o volume de escavação é de 8.667 m³.
Complexo de obras
Os técnicos que nos acompanharam na visita explicaram que o complexo de obras contempla um trecho que fará parte da estação Vila Sônia. Segundo eles, quando o túnel chega à estação, é necessário fazer um alargamento para o espaço dos trens e das plataformas.
Da estação até a região da rua Edmundo Lins, foi escavado um ”túnel de injeção”. Esse túnel vai permitir o acesso de mais trens para a operação. As composições sairão do pátio e irão utilizar esse novo acesso para entrar na operação comercial da Linha 4-Amarela.
Terminal de ônibus
Ainda durante a apresentação do projeto, o engenheiro chefe de departamento, Jelson Siqueira, explicou como será a estrutura do terminal de ônibus. Confira abaixo sua declaração:
“São três níveis. No térreo, são dez vias de estacionamento, que já estão entregues e já estão até com a concessionária.No nível intermediário é [onde vai haver] o fluxo de pessoas, que vai ligar na passarela da Eliseu de Almeida e no mezanino, já está começando a instalar piso e fazer as alvenarias das lojinhas e sanitários, estes que já estão até prontos. O nível superior é a cobertura que está praticamente com 80% prontos, tanto o piso definitivo do ônibus, como a cobertura”, informou o engenheiro.
Prazo para conclusão
O presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, voltou a dizer que a previsão para a entrega do complexo Vila Sônia (estação e terminal de ônibus) serão entregues até o final de 2020.
“Desde o dia 11 de fevereiro, a programação que o Governador João Doria e o secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, nos pediu, foi que essa obra seja entregue até 2020 e esse é o cronograma. Estamos trabalhando para isso e aqueles pontos onde tenha dificuldades vamos nos esforçar para que a gente possa tratar a tempo para que o projeto seja entregue à população dentro da nossa programação”, disse Silvani Pereira.
Confira algumas fotos da visita abaixo:
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.