A CPTM retirou de circulação mais dois trens da série 1700. Restam agora apenas seis composições à disposição da empresa.
Nesta semana a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deu baixa operacional em dois trens da série 1700. Os trens prestavam serviços na Linha 7-Rubi, que liga a Estação da Luz até Jundiaí.
A Linha 7-Rubi recebeu recentemente os modernos trens da série 9500, fabricados pela Hyundai-Rotem. São 30 trens que vieram para modernizar o ramal e substituir a frota antiga em operação.
A série 1700 foi fabricado pela Mafersa e é considerado o último grande projeto da montadora. Na época sua aquisição foi feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e entrou em operação em 1980 na Superintendência de Trens Urbanos do Rio de Janeiro (CBTU/STU-RJ).
A série chegou em São Paulo apenas em 1987 através da Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo (CBTU/STU-SP). Na época ela foi chamada de série 700.
Um destaque para essa série é que ela deteve o ”título” de frota que menos dava falhas através do MKBF (índice de falhas por quilômetro rodado). Esse índice avalia o número de falhas em toda a frota da companhia.
Considerado por muitos, o trem ”limpa plataforma” por causa do tamanho do seus carros, o trem série 1700 têm uma estrutura muito forte, sendo que desde a sua fabricação até os dias atuais, apenas um trem teve baixa operacional decretada por perda total. Foi o trem 1739-1740 que se envolveu no acidente de Perus em julho de 2000.
Ganhe R$ 10,00 de desconto
Precisando recarregar o seu Cartão de Transporte? Baixe aqui o aplicativo RecargaPay e ganhe R$ 10,00 em desconto utilizando o nosso código NOTICIANDO. Válido apenas no primeiro uso do aplicativo.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.