outubro 4, 2022

Cada vez mais é importante pensarmos em sustentabilidade. Por isso, separamos 5 atitudes que ajudam a criar um trânsito mais sustentável.

De acordo com um estudo feito pelo IEMA, Instituto de Energia e Meio Ambiente, os meios de transporte no Brasil, que usam qualquer tipo de combustível, são os que emitem 25% de dióxido de carbono.

Os veículos leves são os que mais emitem a substância com 45%, ônibus e micro-ônibus por 5% e aviões e navios representam 11% das emissões. 

Por isso, é importante mudarmos um pouco alguns detalhes na nossa rotina para que o planeta fique melhor, causando, por exemplo, menos estragos na camada de ozônio.

Atitudes que ajudam a criar um trânsito mais sustentável

Com pequenas atitudes diárias podemos diminuir este cenário e ajudar a sustentabilidade do trânsito.

1.    Deixe a manutenção do seu carro em dia

Garantir que a manutenção do carro está em dia pode ajudar muito com a diminuir a poluição emitida enquanto circula pelas ruas das cidades.

Veículos que estão desregulados ou sem nenhuma manutenção tendem a consumir uma quantidade maior de combustível e, consequentemente, poluindo mais o ambiente já irá emitir poluentes menos filtrados.

Troque de tempos em tempos o óleo do seu carro e os filtros necessários para proteger o meio ambiente.

Além de ter esta vantagem, ter o carro sempre com a manutenção regularizada pode evitar problemas maiores com o veículo e, se ele parar de funcionar de repente, ainda pode causar trânsito.

2.    Opte por pegar carona ou usar aplicativos

Ir trabalhar de carro é muito mais confortável, não é mesmo? Mas nem sempre esta atitude é a mais sustentável. Por isso, se você tem a oportunidade de combinar a carona com pessoas do trabalho, vizinhos ou amigos, é uma boa opção.

Sugira a divisão de combustível entre quem vai utilizar o carro, desta forma, todo mundo sai ganhando.

Outras opções, para que tenhamos menos carros circulando pelas grandes cidades, é escolher a utilização de aplicativos de caronas ou ativar a função de compartilhamento de corridas disponíveis em aplicativos de transporte – assim você ainda vai ganhar um dinheiro extra.  

3.    Fique de olho nos pneus

Uma borracha demora 600 anos para se decompor, por isso, é preciso ficar esperto se os pneus do seu carro estão tendo uma vida saudável.

Calibre sempre que necessário e, desta forma, evite o desgaste antecipado deste produto. Caso você precise realizar a troca dos pneus, procure um lugar confiável e faça o descarte consciente.

Não esqueça de verificar, antes de calibrar, qual é a medida certa (em libras) para o pneu do seu carro. Leia o manual do veículo para achar a informação.

4.    Tente não usar o ar-condicionado

Sabemos que em dias que esteja muito calor não ligar um “arzinho” gelado é quase impossível, concorda? Mas utilizar o ar-condicionado faz com que tenhamos um aumento de 20% no consumo de combustível, poluindo mais o meio ambiente. 

Então, se possível, ligue o ventilador ou abra as janelas no seu trajeto.

5.    Carros elétricos

Movidos 100% com energia limpa, os carros elétricos não emitem nenhum poluente no ambiente quando estão em circulação.

No Brasil, ainda não vemos muitos veículos elétricos na rua, mas em 2021 tivemos um aumento de 275% nas vendas do produto.

Seguradoras também precisam estar atentas quando o assunto é sustentabilidade

Os problemas com o meio ambiente afetam também a seguradora de carro, afinal, uma tempestade, por exemplo, terá muito mais “trabalho” devido ao aumento de alagamentos.

Por isso, é importante nos atentarmos no momento da contração de um seguro para saber exatamente o que temos incluído na apólice.

Em contrapartida, as operadoras precisam estar atentas para criação de novos produtos, se adequando ao mercado e ajudando com a sustentabilidade.

Conheça os produtos para colaborar com o meio ambiente:

  • Opções de seguro para carro elétrico;
  • Dentro da apólice garantir a cobertura de riscos que estão relacionados à instalação, manutenção ou operação de painéis solares;
  • Fazer a inspeção os veículos para medir a quantidade de emissão de poluentes;
  • Realizar a reciclagem de peças;
  • Implementar uma gestão de resíduos.

Além disso, as seguradoras têm se engajado em ações relacionadas a projetos sociais e ambientais.

Você tem feito alguma coisa para ajudar a criar um trânsito mais sustentável? Conte aqui nos comentários. 

Por Jeniffer Elaina

REDE NOTICIANDO

Siga as redes sociais do Rede Noticiando e assine nosso canal no Telegram!

A serviço da Informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.