março 8, 2021

Em 2021 a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, novamente promovem, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, uma campanha de prevenção e conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e aids.

Durante todo o ano serão distribuídos gratuitamente preservativos masculinos aos passageiros que circularem pelas 27 estações das duas linhas. Vale ressaltar que, segundo a secretaria, os preservativos masculinos agora passam ser chamados de preservativos externos – uma nomenclatura mais inclusiva, para alcançar pessoas transexuais. Os femininos passam a ser denominados de preservativos internos.

Além de incentivar a prevenção e ampliar o acesso gratuito aos preservativos, a campanha nas estações também tem como objetivo dar visibilidade às formas de contágio das ISTs, principalmente o HIV. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade de São Paulo registrou 2.946 novos casos de HIV em 2019, 11,7% a menos do que no ano anterior, sendo o terceiro ano seguido de diminuição no número de novos casos.

Para facilitar que qualquer cliente possa fazer a retirada, os preservativos serão disponibilizados em displays com capacidade para 14.400 unidades cada e estarão instalados estrategicamente nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás. Em 2020 foram distribuídas 6,6 milhões de unidades.

“Além de um transporte seguro e confortável, o objetivo da ViaQuatro e da ViaMobilidade é oferecer às pessoas que circulam pelas nossas estações orientações que contribuam com sua saúde e bem-estar”, explica Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade das concessionárias.

“As camisinhas são o método mais conhecido de prevenção ao HIV e a outras infecções sexualmente transmissíveis. E, ao estarem disponíveis, de graça, nas estações, permitem que as pessoas se protejam sem precisarem alterar sua rotina ou seu trajeto”, diz Robinson Fernandes Camargo, coordenador adjunto da Coordenadoria de IST/aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.