Estamos no segundo semestre de 2021 e se você pretende fazer uma viagem de fim de ano, saiba que está na hora de começar a se planejar!

E sabe por quê? Porque a antecedência é um fator-chave para você conseguir se organizar e fazer com que a sua viagem seja divertida e bem-sucedida.

Sendo assim, levando em conta este contexto, nós separamos no artigo de hoje dicas essenciais para que você possa planejar a sua viagem de fim de ano da melhor maneira possível. Veja!

Dicas essenciais para planejar uma viagem de fim de ano

1. Destino e orçamento

A dica número um envolve dois aspectos: a escolha do destino e o orçamento que você tem disponível para viajar, afinal, eles estão totalmente relacionados.

Você precisa escolher um destino que caiba no seu bolso.

Então, avalie com atenção quanto você pode desembolsar para a sua viagem de fim de ano e pesquise quais destinos se encaixam no orçamento estabelecido.

E para isso, pesquise bastante e analise todos os custos que envolvem a viagem – montar uma planilha ou baixar uma na internet é de grande ajuda para este item.

Algumas sugestões de destinos são: Gramado (Rio Grande do Sul), Angra dos Reis (Rio de Janeiro), Porto de Galinhas (Pernambuco), Maragogi (Alagoas), Trancoso (Bahia), Jericoacoara (Ceará), Ilha do Mel (Paraná) e Ilhabela (São Paulo).

Agora, se você pretende viajar para fora do país, algumas sugestões são: Sydney (Austrália), Paris (França), Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Berlim (Alemanha) e Lisboa (Portugal).

2. Reservas

Viajar no fim do ano significa que você terá a “concorrência” de inúmeros outros turistas (a menos que você escolha um lugar menos badalado/conhecido).

Afinal, é comum nesta época do ano que milhões de pessoas viajem, seja para destinos nacionais ou internacionais.

Portanto, para garantir a sua presença e não ter dor de cabeça depois, vale a pena reservar tudo o que você puder com antecedência – hospedagem, passeios, atrações, etc.

E se você pretende viajar para o exterior e ir com seu carro até o aeroporto, é necessário reservar também uma vaga em um estacionamento para deixá-lo, afinal, a rua não é a melhor opção.

Então, se você é de SP, por exemplo, não deixe de pesquisar e encontrar um bom estacionamento no aeroporto de Guarulhos para deixar o seu carro.

3. Documentação

Outra dica importante para a sua viagem de fim de ano refere-se a documentação, principalmente se você pretende viajar para fora país.

Isso porque, não dá para viajar a outros continentes apenas com seu RG, CPF ou CNH. 

Para isso, você precisará de um passaporte e/ou visto válido, além do CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Portanto, aproveite esses próximos meses para resolver essa parte burocrática de documentação.

De forma alguma deixe este item (ou qualquer outro) para última hora. Como dissemos no início do artigo, a antecedência é um fator-chave para planejar uma viagem.

4. Roteiro

Para aproveitar ao máximo o destino, conhecer suas atrações e pontos turísticos, é de suma importância que você elabore um roteiro.

Então, enquanto a data da sua viagem não chega, faça bastante pesquisas na internet e veja quais lugares, passeios, etc. realmente valem a pena.

E a partir disso, monte seu roteiro. Ah! E duas coisas importantes em relação a esta quarta dica:

Primeiro: anote todos os endereços e horários de funcionamento no roteiro. E segundo: seja realista, não coloque muitas atividades para fazer por dia, pois você pode não dar conta e assim se frustrar por isso.

Além disso, para aproveitar o destino sem precisar ficar gastando o tempo todo, pesquise por passeios, atrações, etc. que são gratuitos. 

Há muita coisa legal e interessante para fazer/conhecer, sem precisar comprar um bilhete ou ingresso.

5. Cuidados com a saúde

Em uma viagem de fim de ano, é comum que as pessoas queiram curtir, dançar, brincar, beber e aproveitar cada momento, não é verdade?

E isso é ótimo, claro, ainda mais depois de tudo o que aconteceu por causa da Covid-19.

Porém, não exagere. Aproveite sem passar dos limites. A sua saúde e a de quem mais viajar com você, precisam ser sempre prioridade.

Aproveite com moderação – até porque, depois de alguns dias viajando, você terá que voltar para a sua rotina, para o seu trabalho, seus compromissos, etc.

Então, tenha responsabilidade e, quando for fazer as suas malas, separe alguns medicamentos para levar como remédios para enjoo e dor de cabeça, antialérgicos, analgésicos e anti-inflamatórios.

6. Políticas flexíveis de cancelamento

Por fim, mas não menos importante, procure por políticas flexíveis de cancelamento quando for comprar/reservar algo em relação à viagem, como passagens e hospedagem.

Isso porque, a pandemia ainda não acabou. Muita coisa vem melhorando e evoluindo sim, mas nunca se sabe quando algo pode acontecer.

Portanto, busque empresas que oferecem esse tipo de flexibilidade na hora de fazer uma compra ou reserva.

Dessa forma, em caso de uma adversidade, você não ficará no prejuízo. 

E então, preparado para planejar e fazer a sua viagem de fim de ano? Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado!

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.