Um trem da série 8500 foi visto nesta sexta-feira, 17 de setembro de 2021, circulando com passageiros na Linha 12-Safira, que liga as estações Brás até Calmon Viana. Essa série é conhecida por ter circulado na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases-Estudantes).

O motivo do remanejamento dessa série para a Linha 12 se dá em razão da concessão das Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda para à iniciativa privada. A partir de janeiro de 2022, os dois ramais serão operados pela Concessionária do Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo S.A, popularmente chamada de ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

Os trens da série 8500 devem ser remanejados para diversas linhas do sistema, sendo que sete deles serão emprestados para a futura concessionária usa-los nas duas linhas concedidas, enquanto a sua encomenda de trens pela Alstom não fique pronta.

Fabricados pela CAF, ao todo são 35 trens da série 8500 que à CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos possuí. Atualmente, a maioria dela ainda está na Linha 11, e outros estão distribuídos em outras linhas. São trens comprados há pouco tempo que contam com o que há de mais moderno na questão de tecnologia, e para o passageiro da Linha 12, acostumado com uma frota mista, já que por lá operam trens da série 2000,2070, 7000 e 9000, à chegada dessa série trás a sensação de que a CPTM está lembrando dessa linha, que por hora parece esquecida.

Ainda não há informações da quantidade de trens da série 8500 que devem ser deslocados para à Linha 12, mas, nos próximos meses veremos mudanças profundas na questão de série operadas nessa e em outras linhas.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.