Após rumores sobre uma possível aposentadoria, a série 3000 voltou a prestar serviços na linha 10-Turquesa que liga as estações Brás e Rio Grande da Serra da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Em novembro do ano passado, o presidente da CPTM, Pedro Moro, deu uma declaração revelando a intenção de aposentar essa série de trens, que já operou em diversas linhas da companhia. Uma semana depois, Moro voltou atrás e disse que não há prazo para a aposentadoria da série 3000.

Dos cinco trens de oito carros, apenas dois são vistos em operação na Linha 10-Turquesa com mais frequência, os demais trens encontram-se parados em um pátio ao lado da Estação da Luz, no centro da capital.

Agora nos primeiros dias de 2021, apenas uma unidade é vista com frequência em operação. Fotos na rede social mostram que, o trem passou por uma “boa lavagem” e trocou as lâmpadas antigas por de Led e as alterações param por ai.

Em 2019 o presidente da CPTM havia dito durante um encontro com sites especializados em mobilidade que a série 3000 seria enviado para uma revisão geral até o final daquele ano, algo que não aconteceu até os dias atuais.

A imagem pode conter: céu
M020 (3019-3009) de volta à linha 10 turquesa (Foto: Emerson Eduardo Foganholi)

Breve histórico da série 3000

Ao todo são 5 trens de oito carros, mas apenas duas unidades são vistas operando de forma efetiva.

Os trens foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.

Fabricados pela Siemens/SGP/Mitsui os trens entraram em serviço no ano de 2001 e já prestaram serviços nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

Esse trem é famoso pelo som quando ele parte da estação, semelhante a um violino.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.