Após a greve que ocorreu no último dia 15 de julho, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, confirmou que o governo de São Paulo deve conceder à iniciativa privada, todas as linhas da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

A declaração de Baldy foi dada em resposta a um seguidor onde o titular da pasta dos transportes declarou na ocasião, que a greve foi inacreditável.

As duas linhas mais lucrativas da estatal já foram concedidas. Trata-se da Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda, ambas concedidas para a concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9, do grupo CCR e RuasInvest. A concessionária deve assumir a operação integral dos dois ramais a partir do dia 25 de janeiro de 2022.

As próximas linhas que devem ir para nas mãos da iniciativa privada são a 7-Rubi (no pacote com o Trem Intercidades), que também deve incluir a 10-Turquesa, que juntas atualmente formam o serviço 710 (Rio Grande da Serra – Jundiaí).

“Estaremos concedendo as Linhas 8 e 9 da CPTM em alguns meses. Logo abriremos a concessão da Linha 7+Trem InterCidades São Paulo-Campinas, eventualmente incluindo a Linha 10. E ainda devemos abrir concessão das Linhas 11, 12 e 13, depois desta inacreditável greve”, afirmou o secretário.

A CCR possuí o interesse nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, tendo inclusive apresentado um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para estudar a concessão desses três ramais.

CPTM deve chegar ao fim em alguns anos com possíveis concessões

O título pode soar apelativo, mas é uma realidade! A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, deve chegar ao fim em alguns anos com as concessões projetadas para suas linhas.

A empresa possuí uma malha uma malha de 273 km ao longo de 94 estações, distribuídas em sete linhas, sendo elas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Com exceção desta última, as demais linhas foram herdadas da CBTU e Fepasa.

Leia o artigo completo aqui!

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.