Todas as estações do Metro de São Paulo devem ter as portas de plataforma instaladas somente no final de 2023. A informação foi dada pelo ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que deixou o cargo nesta segunda-feira, dia 18, em resposta ao questionamento de um seguidor de uma rede social. A promessa da gestão Doria era instalar o equipamento até o final de 2022.

“O processo de implantação foi judicializado e permaneceu paralisado por mais de 12 meses. Deveremos ter portas de plataforma em todas as estações, no final de 2023”, escreveu Alexandre Baldy.

O atraso é justificado por vários processos na Justiça envolvendo o contrato com o Consórcio Kobra, assinado em 2019. Ele envolve a instalação de 88 fachadas de portas em 38 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

O Consórcio Kobra é formado pelas empresas Husk Eletrometalúrgica, MG Engenharia e Construção, Samjung Tech e Woori Technology e foi o segundo colocado no certame com uma proposta de R$ 342 milhões. Ela foi classificada após o Metrô de São Paulo desclassificar o consórcio PSD-SP por argumentos técnicos, que foram derrubados por meio de decisão judicial.

O processo licitatório teve que ser reaberto, porém, desta vez o consórcio voltou a ser excluído, só que desta vez a alegação era de que um dos seus socios estava impedido de assinar contratos públicos por conta de pendências federais.

Em maio, o Metrô retomou a execução do contrato com o Consórcio Kobra após meses de paralisação. Até o momento não existe um cronograma atualizado e divulgado pelo governo paulista. O último relatório divulgado pela empresa, o projeto consta como “em reprogramação”.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.