abril 13, 2021

O governador João Doria (PSDB) publicou nesta sexta-feira, 19 de março de 2021, uma série de decretos que concedem à Metra, a construção do BRT do ABC e todas as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU, também na região do ABC, que compõem a atual área 5.

Doria usou pareceres técnicos da EMTU, de conselhos de Parceria Público-Privada, e a lei estadual n° 19.933, de 24 de janeiro de 2019, que disciplina as diretrizes gerais para a prorrogação e relicitação dos contratos de parceria celebrados pelo Estado de São Paulo, ainda que não conste previsão expressa no edital ou no contrato quanto à possibilidade de prorrogação.

Na semana passada, em uma reunião online com sites especializados em mobilidade, entre os quais o Rede Noticiando participou, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que a área 5 da EMTU passaria por uma grande reformulação.

Metra terá que implantar o BRT do ABC

A prorrogação do contrato com a Metra pelo Corredor ABD será de 25 anos, só que desta vez, incorporando a construção do BRT e todas as linhas metropolitanas da EMTU no ABC.

O traçado do BRT do ABC deve ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo (Terminal Sacomã) e ele será operado com ônibus elétrico (trólebus).

A Metra será responsável pelas desapropriações necessárias até à implantação integral do projeto, e pelo risco de variação dos custos previstos e do prazo para a implantação do sistema de BRT.

Empresas poderão ser subcontratadas para operar linhas no ABC

Mesmo a Metra sendo controladadora de todas as linhas metropolitanas do ABC, isso não significa que ela vai opera-lás.

Segundo publicação oficial, a Metra vai poder contratar outras empresas de ônibus para operação das linhas na atual área 5 do ABC.

De acordo com o decreto, toda a Área 5 da EMTU será extinta e assim como todos os contratos de permissão com as atuais operadoras até março de 2022.

Portanto, as atuais permissões com às empresas Auto Viação ABC. LTDA., Auto Viação Triângulo LTDA., Empresa Auto Ônibus Santo André LTDA. – E.A.O.S.A., Empresa Expresso São Bernardo do Campo LTDA., Empresa Urbana Santo André LTDA., Mobibrasil Transporte Diadema LTDA., Empresa de Transporte Publix LTDA., Rigras Transportes Coletivos e Turismo LTDA., Trans Bus Transportes Coletivos LTDA., Transportes Coletivos Parque das Nações LTDA., Tucuruvi Transportes e Turismo LTDA., Viação Imigrantes LTDA., Viação Ribeirão Pires LTDA., Viação São Camilo LTDA., Viação Riacho Grande LTDA., e VIPE – Viação Padre Eustáquio LTDA., serão extintos em até 360 dias a contar da data da celebração do termo aditivo de prorrogação antecipada com a Metra.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.