maio 18, 2021

A CPTM criou o serviço 710, que une as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Com esse serviço, será possível realizar viagens diretas, sem a necessidade de baldeação, entre as estações Jundiaí e Rio Grande da Serra. O serviço vai atender um pedido antigo da população, beneficiando quem vive e trabalha no ABC Paulista e na região Metropolitana de São Paulo.

O novo serviço entra em operação a partir do dia 4 de maio de 2021.

Segundo nota da CPTM, “durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, que, apesar da importância para a mobilidade dos passageiros de toda a Grande São Paulo, será apenas uma das 31 estações do percurso, que poderá ser realizado de ponta a ponta em aproximadamente 2 horas de 8 minutos”.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explica o Secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, completa Pedro Moro, presidente da CPTM.

Maior concentração de trens nos horários de pico

Tanto no horário de pico da manhã e no final da tarde, a CPTM terá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos. Nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos. Esse sistema de circulação de trens é conhecido por loop interno (menor intervalo) e loop externo (maior intervalo).

Expresso Linha 10

A CPTM informou ainda em nota que o “Expresso Linha 10, entre as Estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos. Além disso, algumas estações das duas linhas terão mudanças de plataforma de embarque e desembarque com o início do Serviço 710, e os passageiros já estão sendo orientados nestas estações por meio de avisos sonoros e visuais a respeito destas alterações. As redes sociais da companhia também informarão sobre o novo serviço. Mesmo assim, em caso de dúvidas, os colaboradores da CPTM nestes locais estarão à disposição para ajudar, se necessário”.

Frota de trens

Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500. Todos os maquinistas foram treinados para conduzir, como sempre, todos estes modelos com segurança e responsabilidade.

“Com o Serviço 710 os passageiros farão viagens com menos baldeações e mais rápidas. Lembramos a todos a obrigatoriedade do uso de máscaras nos trens e estações”, completa o presidente da CPTM.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.